quarta-feira, 21 de abril de 2010

en Fête... Brasília – a modernidade no país

Brasília completa, hoje, 50 anos. E é uma data digna de grandes comemorações!

Como já disse aqui,
morei na capital federal e ainda lembro, talvez por ser uma apaixonada por arte e arquitetura, da impressão que aquelas linhas causavam. Descer de avião (de pequeno porte) em Brasília é uma experiência e tanto – o plano piloto se descortina como um desenho feito do espaço, deixando a sensação de que o movimento da cidade deve acompanhar a sua própria aerodinâmica!
É impossível passear por lá e não ser brindado com linhas, formas, volumes impressionantes – parece que estamos sempre descobrindo novos ângulos e visões inesperadas, em uma sucessão de verdadeiras impressões estéticas!
Muito já se falou do centenário de vida do Oscar Niemeyer, este arquiteto brasileiro moderno (e como!!!), mas não me parece possível descrever em palavras sua obra – precisamos estar diante de cada uma das suas criações para ter noção do que se trata. Quando cursava arquitetura, ficava maravilhada em finalmente compreender que aquilo não era somente técnica; havia algo intangível perpassando todas aquelas linhas, pois, no papel, com lápis, compasso e régua T (agora, computador...), não era possível reproduzir o efeito visual daquelas formas e daqueles volumes.
Por que então, não visitar o maior acervo de inspiração disponível do país? Parabéns, Brasília!

[texto adaptado de Outras linhas de inspiração]

A H.Stern criou uma linda joia comemorativa: esta flor em ouro branco, cravejada de diamantes, a partir de um desenho do mestre Niemeyer. Ela está à venda em Brasília, com tiragem limitada a 50 peças.

Não deixem também, de conferir a seção especial sobre a cidade no Casa.com.br, com uma cobertura completa do aniversário de Brasília.

***Mais Oscar Niemeyer:
MAC
As curvas da Bienal e os brasileirismos
***

4 comentários:

Ana Carla disse...

Claudinha
Confesso que não sou fã de Brasilia. Mas a arquitetura é interessante, meu gosto na area é bem ecletico e raramente não gosto de alguma edificação. As formas e linhas seguem bons conceitos, adoro essa viagem na arquitetura.
Amei a joia queria muiiito nem imagino o preço.
bjo

Anônimo disse...

Bem legal o post, Claudia!
bjs
Roberta / adorojoias

ranuzia disse...

oi honey saudades desse cantinho especial. Tem selinho pra vc no meu blog. bjs

Clarissa disse...

Acredita q eu tenho família lá e só fui 1 vez?

Adorei a flor super básica! =P

Bjs =*


PS: Eu quero os broches fofos!!! Fiquei com ciúme! Kkkkk...