terça-feira, 25 de novembro de 2008

in Expo... A moda sai da quadra...

...do campo, das pistas... e chega às ruas e às passarelas! Ou seria vice-versa?



Um melhores museus de moda do mundo, o sensacional Victoria&Albert, de Londres, está com uma exposição temporária digna de nota: Fashion V Sport, que exibe a relação entre a moda contemporânea e as marcas globais de sportwear, mostrando como estas duas indústrias têm inspirado e colaborado entre si nos últimos anos, isto é, “as complexidades e tensões entre as duas indústrias”. Lá estão Stella McCartney e sua associação com a Adidas, os highlights das coleções de Bernhard Willhelm e Jean-Charles Castelbajac, re-interpretações de Dries van Noten e Jeremy Scott. Também há uma super coleção de tênis – centenas deles! –, assim como objetos de uso esportivo com a chancela de grandes maisons, como a Chanel.

A Fashion V Sport divide-se em 4 módulos:

Começando por DARETechnical innovation, a exposição mostra o principal fundamento do design no sportwear: a função e a alta performance. A indústria investe bastante tempo e dinheiro na pesquisa de roupas e sapatos de alta performance. Neste setor, vemos a recíproca influência dos designers de moda e da indústria do sportwear: os designers começam a colaborar com as empresas esportivas, ao mesmo tempo que a roupa esportiva ganha ares fashionistas.

Em DISPLAY, o tema abordado é “individualidade e uniformidade”: aqui, são mostradas as adaptações e as modificações feitas pelos usuários, ou customização, que acabaram por influenciar os designers e a motivar a produção industrial de bens “customizados” pelas maiores empresas esportivas.




Em PLAY, temos “exagero e vibração”: manipulando a idéia do sportwear, os designers avançaram em direção a roupas com um quê esportivo, mas sofisticadas, agora vistas nas ruas, com cores e padrões do sportwear.



A exposição vai até o “comportamento obsessivo” ou lugar do desejo – DESIRE –, uma área onde a moda e o sportwear co-existem, mas na qual a função esportiva torna-se redundante e a moda torna-se o elemento-chave.


Informações práticas:
Victoria and Albert Museum (V&A South Kensington)
Cromwell Road
London SW7 2RL
+44 (0) 20 7942 2000
Todos os dias de 10 às 17:45h
Sextas de 10 às 22h (algumas galerias permanecem abertas após 18h)
Fechado de 24 a 26 de dezembro
*A entrada é gratuita (como em todos os museus londrinos) – apenas as exposições temporárias são pagas*

Fashion V Sport
Ingressos a 5 libras
Até 4 de janeiro de 2009




Como chegar:
Estação de metrô (tube): South Kensington (linhas Piccadilly, Circle e District)
Ônibus: C1, 14, 74 e 414

Aproveitem e visitem o Natural History Museum, que fica em frente ao V&A Museum – confiram mais detalhes aqui.

***

17 comentários:

Carolina Lange disse...

Uau! Parece super interessante!

Silvinha disse...

Adorei a dica, Claudia!

Beijo!

Eneida Freire disse...

Quando comecei a ler, me lembrei da Stella MacCartney para Adidas, e depois você citou. Adoro as coleções dela, apesar de que, relativamente poucas peças chegam ao Brasil. A Lacoste também faz peças assim. Adoro essas duas marcas que fazem a composiçào que você falou.
Deve ser super legal essa exposição!
Beijo.

Alexandre Franco disse...

oi Claudia, tudo bem? bom, essa exposicao parece ser simplismente sensacional, vou ver se consigo dar um pulinho lá. rsrsrs. E respondendo sua pergunta, moro sim aqui na Europa, moro em Dublin já a um tempinho. Entao, depois faca uma visita no meu blog de viagens, o endereco é:
we2dublin.blogspot.com , conto minhas viagens e afins na europa, espero que goste. Bom, mas na verdade gostaria de conversar com voce, como posso te enviar um email? voce pode me enviar seu email? desde já, parabéns de novo e muito obrigado. Abracos, Fashion Jokes.
p.s.: meu email encontra-se no meu blog. abracos

Unknown disse...

Oiii Claudia, legal pra quem mora ou pode estar em Londres pra ver não é?
Bjobjo

Chris disse...

Eita!! O sonho de toda mulher...hahhaha.... pelo menos das fashionistas! Realmente deve ser bem interessante, ate em tratar do comportamento obsessivo, deve ser o maximo!
Bju bju bju

Lily Zemuner disse...

Suas dicas são sempre as melhores. Dá uma vontade de sair viajando por aí! rs... Tantos lugares lindos e interessantes pra conhecer.

B-jinho.

Anônimo disse...

Pra mim, moda+esporte é stella+adidas, rsrsrs. Não me ligo muito em sportwear, mas é bacana ver a moda por outras perspectivas. Beijocas, Claudinha!

Anônimo disse...

Oi Claudinha, ótima dica pra que está em Londres ou pretendendo ir até lá. Em julho de 2009, visitarei este museu, com ceretza, depois das belas decrições das alas, fiquei super curiosa. Bjs.
Janeisa

Cris Ventura disse...

Oi Claudia! Estou adorando seus blogs ;-) Boa semana! Bjs!

Renata disse...

Oi, Cláudia!!!

Adoro essa moda esportiva, apesar de não poder usar muito, em razão da formalidade da minha profissão.
Mas acho muito bonito e confortável!!!

Um beijo!

Renata.

Chris disse...

Awww que mimo! coisa mais linda1 Realmente e muito gracioso e delicado! Ja vi o trabalho dela no site, e mesmo cativante e tudo lindo! DE enlouquecer a mulherada! hahahaha

bjuss Claudia!

Nina disse...

um museu da moda! acho que eu ia ficar babando o dia inteiro lá dentro :)

ps. mt meiga a pulseirinha!

Marta disse...

Só fazem exposiçoes quando eu lá não estou lool
Vi a do Valentino em Paris :D

Anônimo disse...

Sem dúvida a visitar!
Se ao menos pudesse dar um saltinho a Londres...

Kira Aderne disse...

Nossa, que conexão de pensamento!! Juro que não vi antes seu post, mas acabei de fazer um post sobre as roupas da SM para Adidas! Estou in love por um casaco de R$ 300,00! hehehe

Mil beijos!!!

Ah, quando for a Londres, está anotado o lugar para visita ;)

Thais Martinez disse...

Que ótima dica, pena que nao temos aqui no Brasil.

beijoas