quarta-feira, 26 de novembro de 2008

in Styling... Visagismo – o quê?

Uma consultora de imagem e estilo pode indicar o tipo de cabelo, cor e maquiagem que mais irá valorizar a cliente. No entanto, é importante que bons profissionais destas áreas executem as propostas. Por isso, é sempre bom conhecer – para poder indicar! – bons maquiadores e cabeleireiros, pois o visagismo é parte fundamental do projeto de consultoria.


O visagismo (vem de visage, rosto em francês) é a possibilidade de embelezar e/ou transformar o rosto (harmonia), através da análise de: maquiagem, cor da pele, cor e corte de cabelo, uso de óculos, estilo de vida, idade, profissão.

As dicas de maquiagem são muito pessoais, devendo ser pensadas em conjunto com a cliente e com a paleta de cores ideal para ela. No geral, a maquiagem diurna é mais sutil e a noturna, pode ser mais elaborada... para os grandes profissionais da área, é bacana valorizar os olhos e ser mais light na boca, ou vice-versa, buscando um verdadeiro equilíbrio de forças! Aposte sempre no contraste luz-sombra! Uma super boca vermelha pode ser experimentada... o espelho irá lhe dizer se ficou como você imaginava! Mas nunca deixe de experimentar, pois os resultados podem ser surpreendentes! E a maquiagem e o cabelo devem combinar com o seu estilo...


Normalmente, é preciso avaliar o tom da pele para escolher a cor do cabelo e também a maquiagem. Em linhas gerais, as cores quentes são bem-vindas para as peles morenas e negras: vermelho, laranja, dourado, e as cores frias para as para peles claras: azul, verde, rosa, prateado.

A cor do cabelo e a cor da pele da cliente são importantíssimos para o projeto de consultoria de imagem e estilo, no estudo das cores e na elaboração de uma paleta pessoal. Sempre que alteramos a cor do cabelo, nossa imagem adquire novas possibilidades. É impressionante o poder de transformação de uma nova cor de cabelo, assim como o estilo do corte! Uma mudança na cor dos cabelos causa uma incrível alteração da percepção da imagem e das cores das roupas! Assim como, o tom da pele – você já reparou como mudamos, por pura intuição, as cores do que vestimos, no inverno ou no verão?

Um bom exercício é colocar pequenos pedaços de tecido próximo ao rosto, abaixo do queixo, e avaliar se a cor lhe valoriza, lhe “acende”, ou se ela lhe dá um aspecto abatido (procure fazer este exercício com a luz do sol, que não modifica as cores). Os olhos parecerão mais brilhantes, a boca mais avermelhada e as olheiras irão suavizar-se! Vejam estas fotos e percebam a importância da cor da roupa... não acham?





***NOVIDADE: o pePPer inFashion se rendeu à beleza: agora, um post por semana (pelo menos...) de beauté – cuidados com a pele, visagismo, make-up, cabelos, dicas, produtos... que tal?***



***Mais links de consultoria de imagem e estilo:
É hora de celebrar!


14 comentários:

Ana Balbinot disse...

Adorei as dicas de maquiagem! Vou experimentar amanhã mesmo e depois conto o resultado!
Bjs e boa quarta feira

Unknown disse...

O legal é sempre experimentar mesmo e o espelho é nosso melhor amigo.
Bjobjo

Lily Zemuner disse...

Amei as dicas!
E achei que vc ficou ótima de azul.

B-jo.

Chris disse...

Que post maravilhoso! Com muitas questoes esclarecedoras! Eu amei!

Claudia querida muitissimo obrigada pelo apoio, e otimo receber uma palavra carinhosa de amigos como vc! Hoje eu fui dar uma andada por aqui, so cheguei agora, e vim te agradecer!
Muito obrigada!
bjaoo

Renata disse...

Oi, Cláudia!

Adorei o post! Adorei as dicas! E Adorei saber que sempre haverão mais dessas...

Um beijo grande!

Renata.

Virginie disse...

OI Clauia querida
Quanto tempo, né....
fugi um tempo da rede das blogueiras....enfim voltei.
mudei um pouco o visual do meu blog e vou tentar voltar por aqui com mutia força....
AE vç sempre arrasa nos seus post....
beijo da frança

Susana Rodrigues disse...

Mais um post super interessante! Adoro saber estas dicas todas de beleza :)
Beijos
Su

Kira Aderne disse...

Super importante!!! Até eu gostaria de passar por uma! hehe

Mil beijoss!!!

Kira Aderne disse...

Super importante!!! Até eu gostaria de passar por uma! hehe

Mil beijoss!!!

Anônimo disse...

Claudinha, excelente que de agora em diante poderei contar com tuas dicas de beleza, é sempre bom aprender mais um pouco, e pra quem é aficcionada por maquiagem e beauté como eu, estas dicas virão bem à calhar. Grande beijo!
Janeisa

Eneida Freire disse...

Muito interessante isso.
Acho que é muito importante saber isso, e não é pra qualquer um.
É passível de estudo realmente.
Beijo.

Cacá disse...

Ótimo, ótimo, ótimo!
Merci, Claudinha Jolie. :)

Andrea Guim disse...

Não conhecia o termo "visagismo", mas sempre imaginei que me vestir, maquiar (não gosto muito não...), me "produzir", fosse como pintar um quadro: Pensa-se na harmonia de formas e cores. Boas estas dicas para quem nunca observou isso. Adorei o post!!

Mimi disse...

Nao saberia discernir sozinha se uma cor me acende ou nao, só por aproximar um tecido do rosto... Mas sei que adoro cores no guarda-roupa, e adoro cachecóis coloridos como o seu :)