Fazer compras em
Paris pode ser muito difícil. Por quê? Porque temos inúmeras opções! Da loja mais turística até a mais descolada do momento – em cada
arrondissement (os “bairros” da Cidade-luz), um estilo próprio, com suas lojas características. Vamos a elas!
Quando chegamos na cidade, pela primeira vez, somos impelidos a conhecer algumas lojas emblemáticas, como a
Galeries Lafayette (reparem a nave de
Star Wars, sob a cúpula
art nouveau!) e a
Printemps (mais
aqui). Todos os hotéis disponibilizam folhetos de desconto e brinde, normalmente também com mapas de ruas e do metrô. Por sinal, de uma utilidade indescritível! Afinal, é fácil se perder por tantas ruas... uma mais bacana que a outra!

Quem “ultrapassa” estas lojas pode tomar dois caminhos – o das marcas de luxo ou o das lojas hypadas. No primeiro caso, as grifes estão todas lá: Chanel, Hermès, Lacroix, Yves Saint Laurent, Dior, Pierre Cardin, Versace, Kenzo, Comme des Garçons, Marc Jacobs, Louis Vuitton. Estão localizadas, principalmente, na Rive Droite (margem direita), na Avenue Montaigne, na rue du Faubourg Saint Honoré, na Place Vendôme ou na Avenue George V. A Flagship Store da Louis Vuitton (aqui) está na 101, Avenue des Champs-Elysées (post especial aqui), sendo digna de visita para se ter idéia do que é o luxo contemporâneo, onde tudo é ostentatório e caríssimo, um verdadeiro templo de consumo do homem do nosso tempo (com muito dinheiro, claro!). Não deixem de reparar a enorme escada rolante e o teto que simula uma abóbada (na verdade, tudo é um jogo de imagens, pois só existe meia-abóbada... show!).


Dentro do conceito de loja descolada, podemos encontrar uma loja do tipo must-see para quem gosta de moda, tendência e comportamento – chama-se Colette (aqui) e tornou-se referência para lançamento de produtos, fornecendo quase que um “selo” de qualidade nos quesitos fashion e hype. Situada na 213, rue Saint Honoré, pode passar despercebida se não estivermos atentos – de fora, parece apenas mais uma loja de rua. Lá dentro, temos tudo de vanguarda em roupas, acessórios, CDs/DVDs, maquiagem, gadgets. Vale a pena conhecer, mas comprar... tudo é bastante caro! Aproveitem para conhecer os lançamentos e depois, procurem por correlatos em outras boas lojas do ramo! Além da Colette, recomendo uma loja muito especial, que está em vários endereços, chamada Pylones (aqui). É um lugar lúdico – tudo que existe na loja é decorado, com muitas cores e estampas incríveis! De torradeira a blocos de desenho, de estojos a secadores de cabelo, luminárias, capas de passaporte... uma loucura! Parece até um parque de diversão para quem gosta de presentes diferentes e cheios de estilo!


No mais, curtam a cidade e tentem sempre descobrir seus outros tesouros... como a francesa Sephora (mais aqui, aqui e aqui)! Boas compras!
Mais compras em Paris? Confiram aqui! Bienvenue!!!
***Nota: Acaba de chegar às bancas e revistarias cariocas, a revista InStyle espanhola, de janeiro de 2009, trazendo uma bolsa baguete (em três versões) e uma amostra do perfume em creme para o corpo Angel, de Thierry Mugler. É para se apressar (mais brindes aqui e aqui)!***
