segunda-feira, 15 de junho de 2009

in Fashion... Brasil-Paris... escala moda!

Turismo e moda... são dois assuntos que sempre despertaram o meu interesse. Afinal, viajar é conhecer outros mundos, outros costumes e outras modas! Quando falamos em moda é comum a associação com Paris. Mas, e como é estar na moda... em Paris?


Quando cheguei na capital da França, pela primeira vez, lembro que já parecia fácil distinguir as parisienses das demais mulheres que eu encontrava pelas avenidas e boulevares. Elas têm o famoso je ne sais quoi, um allure especial, um savoir-faire para usar seus foulards (aqui, aqui e aqui)... nossa, já repararam quantas expressões francesas para descrever o indescritível*? Talvez seja por um simples motivo: moda e Paris poderiam ser sinônimos! Não quero com isso dizer que somente existe moda na capital francesa, mas há algo muito peculiar na associação entre a moda e a Cidade-luz, como se elas fossem feitas uma para a outra.


Como em qualquer lugar do mundo, Paris também segue o código do vestir, o que significa que, para estar vestidos adequadamente, devemos nos preocupar com algumas questões. A primeira delas é o próprio dresscode, o código do vestir, que pode vir expresso em um convite ou ser intuído (conhecido seria melhor...) por nós: esporte, passeio ou tenue de ville, passeio completo ou social e black-tie ou tenue de soirée. Em seguida, devemos então, procurar um traje que cumpra o código, o qual, apesar do menor rigor de hoje em dia, ainda é uma referência para o bem-vestir. Muitas mulheres (e homens também!) têm dúvidas quanto ao que usar em cada ocasião. Uma certa ousadia pode ser interessante... Nunca é demais experimentar novas saídas para velhos problemas, munidos de informação sobre as roupas, os acessórios... e nós mesmos! No entanto, independente do código de vestir, estas dúvidas ficam ainda maiores na hora de viajar. O que levar (aqui e aqui)? Qual o tamanho da mala (aqui)? Quantos sapatos? E a elegância (aqui e aqui)? O que usar em Paris?


É bom lembrar que fazer turismo requer um boa dose de bom senso: devemos evitar o excesso de bagagem, escolhendo sempre roupas e sapatos coordenáveis, que poderão ser ampliados pelo uso de acessórios, itens muito úteis e que produzem resultados personalizados. Bem... e o que levar para Paris?


Se, no hemisfério norte, a estação for o verão, fica fácil, pois o Brasil é um celeiro de novidades e estilo. O que falta então? Basta aproveitar as principais semanas de moda – Fashion Rio e São Paulo Fashion Week (aqui, aqui, aqui e aqui) – e escolher o quê, quando e onde usar, na bela capital francesa. Ou seria... capital da moda?


Bon voyage!


*Glossário:
Je ne sais quoi [je ne ssé quá] = não sei o quê, algo inexplicável
Allure [alhûuur] = modo de andar, de se mostrar e portar
Savoir-faire [savuár fáirr] = habilidade, experiência, técnica, conhecimento
Foulard [fulár] = lenço para o pescoço

*Créditos das fotos:
Paris: Cláudia Pimenta (acervo pessoal)
Montagens: Cláudia Pimenta (acervo pessoal)
SPFW e Fashion Rio: Revista ELLE 7/2008
Invalides – Maria Bonita
Louvre – Redley
Jardin du Luxembourg – Huis Clos e 2nd. Floor
Musée d’Orsay – Triton
Opéra Garnier – Reinaldo Lourenço
Musée Rodin – Coven
Tour Eiffel – Cantão
(Post originalmente publicado no Contexto Fashion)

***Mais sobre viagens e Paris: consultar a barra lateral do blog.***

13 comentários:

Patricia de Camargo disse...

Claudia do céu, que trabalho! Mas o resultado ficou muito lindo! Parabéns, e concordo com a relação código de vestir e Paris!
Beijos

Valéria Martins disse...

Querida Claudia, essas colagens ilustrativas ficaram lindas, um luxo!

Na sexta-feira, levei minha filha à exposição do YSL, que eu já tinha visto. Ficamos quase uma hora assistindo no telão ao desfile em homenagem a ele, que aconteceu em Paris, com alguns dos modelos que encontram-se expostos no CCBB. Uma viagem de beleza e glamour!

Percebi que nos vídeos se alternam e são um complemento muito bacana da exposição. É legal ir com tempo para ver.

Beijos

Princess by Dawn disse...

Claudinha que post legal!!
Sabe que devo ir em breve então tô caçanco tudo sobre Paris hehe...inclusive já pegeui muitas dicas aqui no seu blog querida!

Saudades de você!!

beijos
Pat

Eneida Freire disse...

Turismo e Moda também me encantam!
E o que muito me atrai em todos os lugares onde vou é o jeito como as pessoas locais portam-se e se vestem!
Adorei o post!
Beijo!

Anônimo disse...

Claudinha, o estilo individual que pessoas viajadas e elegantes possuem, fica mais em evidência em Paris, porque lá tudo gira em torno da moda e da elegância.
Bjs.
Janeisa

Chris - da Chria disse...

Claudia,
adorei o post!
lindo o design gráfico - adoro esta colagem...o efeito é lindo!
Parabéns!
bjos e ótima semana
Chris

Anônimo disse...

eu fui no inverno e levei dois bons casacos, lenços e cachecóis, uma boa bota sem salto, uma boa bota com salto e bolsas variadas!
e melhor: não me senti mto diferente das moças de paris, tirando o fato de elas aguentarem mais o frio e usarem as vezes uma saínha com meia-calça ahaha impossível!

Nina disse...

Pois é Cláudia, eu nao sei se é a fama delas e a gente já vai pra lá sabendo o que vai encontrar, mas o fato é que as meninas de paris tem um quê a mais... e isso é um fato. nao sei dizer o que é, pra mim é algo indecifrável, e é assim que me sinto, qd estou no Rio, as meninas do Rio tem uma leveza tao gostosa que eu nao consigo ver em outras cidades brasileiras.

Bjs

Unknown disse...

Claudia,
você é talentosa demais!
Beijo

Chris disse...

Acho isso bem interessante... o lugar tem um estilo e as pessoas do lugar sao o espelho de tudo aquilo. E uma grande mistura!
E mesmo possivel ver que e ou nao de Paris.

bjus

Chez POPI disse...

Oi minha querida, q luxo esse post!!!
Adoraria ir a Paris e usar o famoso lenço no pescoço do qual sou super adepta!!
amore amei cada letrinha as fotinhos montagens ficaram fantastics!!
bjus da Paula

Chez POPI disse...

Oi minha querida, q luxo esse post!!!
Adoraria ir a Paris e usar o famoso lenço no pescoço do qual sou super adepta!!
amore amei cada letrinha as fotinhos montagens ficaram fantastics!!
bjus da Paula

Anônimo disse...

Oi Claudinha, fiquei "fora do ar" por uns dias! Realmente Paris é o berço da moda, né? Mas como vc disse, o Brasil é um celeiro de novidades e a moda brasileira vem crescendo a cada ano! SPFW tá aí pra provar!!! Bjks