domingo, 8 de agosto de 2010

in Styling... Um pouco mais sobre lenços

Como eles sempre despertam interesse, um pouco mais sobre lenços e cachecóis, assunto da matéria publicada no site Ego, da Globo.com, com a minha participação como consultora.

Sou fã incondicional dos lenços, pois eles combinam com todo tipo de look: jeans e camiseta, vestidos, saias e blusas... podem, inclusive, criar laços e golas ilusórias, adicionando um toque super criativo ao visual. São excelentes iluminadores do rosto, pois a cor, quando usada no pescoço, é bastante favorecedora. E as opções são muitas: grandes ou pequenos, quadrados ou retangulares, écharpes ou pashminas, estreitos ou largos, pesados ou leves, com ou sem franjas, lisos ou estampados. Também é possível um mix de texturas, cores ou padronagens, unindo dois lenços e criando um efeito incrível e personalizado. Dão vida nova a qualquer produção, o que é uma ótima forma de atualizar o visual, com baixo investimento, dos looks mais clássicos aos mais contemporâneos.

É possível usar qualquer material, dos mais leves aos mais pesados, levando sempre em conta que o resultado final dependerá do tecido e também, da amarração escolhida, assim como da cor usada. É bom lembrar que tecidos mais grossos criam mais peso visual. Além disso, amarrações mais próximas ao rosto, criam volume na área do pescoço, enquanto que amarrações com pontas, ao longo do corpo, criam a ilusão de visual mais esguio. Padrões idênticos em cores (ou mesmo tecidos) diferentes dão efeitos completamente distintos, o que torna-se uma ótima maneira de variar os looks, sem precisar de muito esforço. Em viagens, são verdadeiros curingas, na hora de variar o visual, principalmente no inverno: evitamos assim, ao utilizar o mesmo sobretudo, um único look em todas as fotos!

O ideal para as mulheres com seios maiores é adicionar pouco volume, para não aumentar ainda mais esta região (exceto se for esta a intenção). Lenços com pontas ao longo do corpo, que criem verticalidade, costumam favorecer mais, pois criam linhas ilusórias no visual e alongam o pescoço, disfarçando os seios maiores.

O uso simultâneo de lenços e joias pode ser sensacional! Vale combinar lenços mais curtos (próximos ao pescoço) e colares pesados, criando um visual descolado, lenços e colares de pérolas, bem no estilo lady-like... Entretanto, é sempre bom perceber se o visual conseguido ficou harmonioso. Talvez o maior cuidado deva ser com os brincos grandes, para que eles não “briguem” com os lenços (no pescoço). Optar por brincos menores e lançar mão de um colar poderoso é mais contemporâneo – vale apostar na dupla!

Inúmeras são as possibilidades de amarração – da mais simples à mais elaborada, as amarrações podem acompanhar o estilo pessoal: moderno, romântico, esportivo, clássico. Ao encontrar a que mais gosta, ou a mais elegante, a mais confortável, a mais favorecedora, podemos tê-la como a “nossa amarração”. Algumas amarrações costumam combinar mais com o frio, outras com o calor. No inverno, os lenços e cachecóis têm também, uma função importante: precisam aquecer o pescoço e o colo. Com isso, as amarrações que envolvam mais o pescoço devem ser escolhidas. Já no verão, lenços adquirem mais um papel modificador do look, não devendo esquentar. Logo, amarrações mais abertas, distantes do pescoço são mais adequadas. Atualmente, não há amarrações fora de moda – todas são bem-vindas!

No inverno, os tecidos podem ser mais pesados, usando com shorts e saias curtas, mais uma meia-calça. O look fica a cara do inverno que estamos vivendo! No verão, lenços de tecidos mais finos são a melhor pedida, pois não há a necessidade de aquecer. Como peças que modificam e incrementam o look, os lenços combinam muito bem com shorts e saias curtas mais leves, criando um resultado bastante interessante. E podem ser grandes aliados ao enfrentar o ar condicionado dos ambientes fechados... Além disso, há sempre a possibilidade de novos usos: amarrações na cabeça, na cintura, na bolsa... basta deixar a imaginação funcionar!





***Mais sobre os lenços e as suas amarrações:
É para se amarrar
Do pescoço para...
Novas amarrações
Para trazer das viagens
***


***Texto reproduzido da entrevista feita pela repórter Biessa Diniz, do site Ego.***

***A parte II – sobre a meia-calça – está aqui***

2 comentários:

Eneida Freire disse...

Ai que perfeito o post!
Amo lenços!
Beijo!

Ju Calvelo disse...

Adoro essas dicas! Só comecei a usar lenço depois que te conheci, e agora adoro!!! Esse da Telva é um charme mesmo!!!(Outra dica sua, rsrsrs!)