domingo, 12 de junho de 2011

Niterói em moda – o evento que movimentou o Teatro Popular

Cenário do Niterói em Moda, o Teatro Popular de Niterói – ou Teatro Popular Oscar Niemeyer – é outro marco arquitetônico importante da cidade, junto com o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, integrando um complexo cultural e turístico projetado pelo grande arquiteto brasileiro. Em estrutura de concreto armado e traçado sinuoso, características sempre presentes no desenho do mestre Niemeyer (aqui, aqui e aqui), permite a visão da Baía de Guanabara do seu interior. [nota: haverá um post especial sobre o teatro - aguardem!]



O evento, do qual falei aqui, aqui e aqui, aconteceu nesta quinta-feira. Com credencial de imprensa, pude conferir o Niterói em Moda mais de perto. A cobertura aconteceu em tempo real, pelo meu Twitter, com as tags #niteroiemmoda e #outros500, plataforma do canal Multishow!



Para quem trabalha ou gosta de moda, a mesa-redonda, mediada pela jornalista Mirela Lacerda, foi um maravilhoso painel do que é o “negócio da moda”! A estilista da ZeroZen, Carla Mendes, falou da importância da adaptação das tendências à marca e do treinamento da equipe de vendas. A Patuá, marca de acessórios, da empresária Thatyana Amorim, é um exemplo de uma “marca intuitiva”, como pontuou sua estilista, além de mostrar a força de Niterói no mundo da moda. A coordenadora da Universo, Leila B, chamou a atenção para algo contemporâneo: informação versus formação, esta última vital para o mercado, pois é preciso (re)conhecer cores, tecidos, modelagem, entender de administração e compras para estar no negócio de moda. Já Evelyn Bonorino, da Modalogia, explanou sobre a força do consumidor, hoje em dia, parte de um sistema de compra mais complexo, perpassado por diversas escolhas – o ponto de venda não pode vender apenas roupas... precisa fazer sonhar! Além disso, falou sobre a migração da fidelização do cliente para uma constante conquista, com estratégias de marketing e varejo, pois, com a grande liberdade no dress code, é preciso algo mais! Também mostrou a necessidade de um “sistema de comunicação pessoa jurídica”, isto é, twitter e facebook da empresa, assim como, a existência das tendências subjetivas, sem marca, logotipo ou tendências. Por fim, Valéria Delgado, do Senai Moda e Firjan, focou nas macrotendências e enfatizou que a moda é um negócio, repleta de carências e desafios e influencidada pelas mídias sociais e, é claro, as novelas. Ainda falou sobre a importância dos lançadores de moda, 3% do total, cujas percepção e ousadia fazem girar a roda da moda, sinalizando a falta de eventos deste segmento, como era a Babilônia Feira Hype, um celeiro de marcas e do estilo carioca. Depois dos lançadores, 17% são seguidores... o restante, copiadores... Encerrada a mesa-redonda, é tempo de reflexão para quem participa do “negócio da moda”!


Nos slides, um registro fotográfico do Niterói em Moda – local do evento, stands, palestras, marcas participantes, backstage e desfiles! Até o próximo!!!








E ainda pude encontrar os amigos blogueiros: Cynthia Storck, Agatha Lima, Tatiana Caiafa, Fábio Barbosa e Thálassa Coutinho. Beijos!!!


***Cobertura completa:
Niterói em Moda
Um pouco mais sobre o Niterói em Moda
Mais Niterói em Moda
Niterói em Moda – brunch de blogueiras
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2 comentários:

Luiz Felipe Erthal disse...

Não pude ir ao evento, mas pelas suas palavras consegui visualizar a grandeza do evento e o quanto foi legal. Adorei as fotos! Ainda bem que você foi e nos presenteou com o texto e ainda as imagens!

Claudia Pimenta disse...

oi luiz felipe! as fotos mostram um pouquinho do evento, que foi ótimo mesmo... pena não lhe ver por lá! que bom que vc gostou da minha cobertura!!! bjs!