quinta-feira, 3 de julho de 2008

Expo NIPPON 1 – as pipas

Começo hoje uma série de posts sobre a maravilhosa exposição NIPPON – 100 anos de integração Brasil-Japão, em cartaz, no Centro Cultural Banco do Brasil, até o dia 13 de julho. Depois, ela segue para Brasília, de 5 de agosto a 12 de outubro, no CCBB da capital federal.
O Japão está em todas este ano, devido ao centenário da imigração japonesa para o Brasil. Neste século de convivência, a cultura japonesa – seus rituais, seus símbolos, sua filosofia, sua forma de se vestir e portar – muito tem contribuído para o enriquecimento do universo brasileiro. Tem sido uma parceria e tanto!
O pensamento japonês, rico em simbologia, fornece a linha-guia da exposição, que encontra-se dividida em quatro módulos: TRADIÇÃO, DÔ – O CAMINHO, DA IMIGRAÇÃO À CULTURA NIPO-BRASILEIRA e JAPOP, que mapeiam a influência do Japão no passar da sua história por terras brasileiras.
A primeira bela surpresa é logo que entramos no CCBB – somos recebidos por muitas pipas, que flutuam sob a linda abóbada do prédio, criando um ballet de cores, formas e movimento.


Segundo o painel descritivo, as pipas, de origem chinesa, surgidas há cerca de dois mil anos, atingiram um outro nível no Japão, cuja tradição envolve pipas e seus significados, como dragão = prosperidade e carpa = força. As pipas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses e são conhecidas pelos mais diferentes nomes: arraia (Bahia), papagaio, quadrado (SP), cafifa, pipa (RJ), pandorga (RS e SC). Os exemplares vistos no hall de entrada são de autoria do engenheiro de pipas Ken Yamazato. Um deslumbramento!

Amanhã, prossigo com o primeiro módulo, falando de samurais e gueixas, símbolos masculino e feminino do país do sol nascente. Até lá!


Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66
das 10 às 21h – Entrada franca
Informações: (21) 3808-2020

***

9 comentários:

Paula Carina Baião disse...

OLÁ CLÁUDIA...

A IDÉIA DAS PIPAS É BEM LEGAL...NO JAPÃO ELAS SÃO SÍMBOLOS HISTÓRICOS, POR AQUI A MENINADA GOSTA MUITO E ESTÁ ATÉ VIRANDO COISA DE ADULTO, JÁ QUE TEMOS MUITOS FESTIVAIS BRASIL A FORA...

GOSTEI MUITO DA SUA VISITA AO MEU BLOG...VOLTE SEMPRE...

ADMIRÁVEL SUA PAIXÃO POR PARIS...ACREDITO QUE DEVE SER UMA VIAGEM INCRÍVEL E INESQUECÍVEL...

VOCÊ PODIA ESCREVER ALGUMA COISA PARA EU COLOCAR LÁ NO BLOG...LINCANDO PARIS E MODA...ACHO QUE NÃO É MUITO DIFÍCIL NÉ!!! TE MANDO UM E-MAIL EXPLICANDO CERTINHO...

GRANDE BJO

PAULA BAIÃO
www.contextofashion.blogspot.com

MISS PU disse...

Achei Linda a decoração!
Keep opn going... Vou acompanhar bem de perto (do computador) esta exposição!

beijooooo

Lux Lisbon disse...

Sempre tive um fascínio pelo oriente, principalmente pelo Japão! pelas fotos deve ser uma exposição óptima! Adoro "japonesices"! ;)
beijo

Unknown disse...

Bom, por eu ser de uma religião oriental já dá par perceber o quanto adoro essa cultura e as fotos estão lindas, vou querer acompanhar tudinho por aqui.
Bjobjo bonitinha;)

Lilian Glaisse disse...

linda mesmo, né??? aqui em SP também tiveram várias e ainda vai ter mais uma do Bradesco, acho eu. Imagina, né? Aqui tem um bairro inteiro de japonês 9o bairro da Liberdade), o que não tá faltando é comemoração aom centenário. Melhor pra gente, né??
beijocas!!

Virginie disse...

oi claudia aqui é a francesinha, bloggera.
gosto da materia de hoje. parece muito bom a exposicao sobre a imigraçao japonesa no brasil.
Me lembra (mesmo se foi de um jeito menos cultural) o desfile no sambodrome para o carnaval desse ano no rio. Assisti ao desfile da escola ( nao me lembro a qual era)que comemorou os 100 anos da imigraçao japonesa. Gostei muito.
é uma cultura que adoraria conhecer de mais perto (porque alèm dos sushi tem muito mais...); mas fica super caro ir até o japao. entao que bom que a cultura japonesa (que é claro subi mutaçao aqui no brasil) tem um homenagem la no banco do rio.

ah e uma mençao especial pelo seu visual na foto. vç arrasa. adoro o trico verde. vç é muita linda.

um forte abraço da frança.
ps: me desculpa pelos erros em portuges. espero que vç vai entender meu recado.

Helena Castro disse...

pipas... quando eu trabalhava na Estudio Chocolate o escritório ficava em Olária (subúrbio do Rio). por lá as crianças corriam nas ruas soltando pipa. um barato. na frente do local em que trabalhava tinha uma casa que vendia elas, já montadas, por 1 real. não pensei duas vezes e comprei duas. mas... ainda não tive a oportunidade ainda de brincar com elas. rs

beijos, helena

Dany Braga disse...

Olá! Eu amei a decoração que voc~e mostrou do CCBB, a idéia das pipas foi genial. E mais genial ainda toda a sua dissertação contextualizando tudo isso. Também amei o texto sobre a CANTÃO.
E claro, como não poderia deixar de ser....reparei no seu visual e adorei ...aquela blusa, naquele lindo tom de verde eo cachecol ficaram chiquérrimos! beijão

olhares futuros disse...

1 dúvida se puder me diga ; )) como vc consegue que cada link tenha 1 txt com ultimo post?? nossa amei isso!!