quarta-feira, 27 de maio de 2009

in Shopping... A marca por trás do vidro

No programa GLAM, na FashionTV Brasil, nesta segunda (25 de maio), a especialista em vitrinas, a brasileira Sylvia Demetresco, mostrou a grande importância destes espaços: a vitrina (falei delas aqui*) é a grande responsável pelas vendas, sendo o somatório do conceito da marca + um produto de qualidade + uma experiência sensorial.

*Ao falar em compras, é importante prestar atenção... nas vitrinas! Elas são o o primeiro contato do cliente potencial com a marca, ou seja, é o movimento inicial do jogo de sedução. Na comunicação com o observador, o que importa é a emoção, a linguagem indireta e sugerida, apontando sonhos, comportamentos e atitudes.
A vitrina possui funções e objetivos que devem ser levados em conta, na hora da sua elaboração:
É um espaço físico que projeta as mensagens em relação aos produtos;
Funciona como sinalizadora e lançadora de tendências;
É efêmera, isto é, muda ao sabor das estações e das novas coleções, assim como em datas festivas;
Convida o observador, associando emoção e identificação com a marca, a entrar na loja;
Como um cenário, estimula o cliente em potencial ao contar uma história interessante;
Cria o desejo pelos produtos apresentados, por um efeito de reconhecimento;
Ao conquistar o cliente em potencial, revela todo o seu poder: representa cerca de 25% das vendas de uma loja!
Portanto, a vitrina sintetiza a personalidade da loja, bem como a dos seus clientes. É uma excelente forma de conhecer uma marca e sua filosofia – atenção a elas... e boas compras!


Seu primeiro trabalho, em Paris, foi a Natura, no Carrefour de la Croix Rouge, em Saint Germain des Près. Ela também contou que, atualmente, na Galeries Lafayette (aqui), existe uma equipe de 30 pessoas, que remontam as vitrinas a cada 15 dias.

A entrevista foi concedida na Passage Verdeau, uma das passages da capital francesa – as galerias de lojas cobertas, com suas estruturas características em ferro e vidro, criadas na Paris do século XIX. Deixo vocês então, com as maravilhosas e idílicas vitrinas, repletas de encantadoras miniaturas e jouets (brinquedos), da vizinha Passage Jouffroy, outra passage imperdível e digna de visita, pois é a primeira completamente em ferro e vidro e aquecida pelo sol! Ah, reparem nos caleidoscópios... adoro!!!



Passage Verdeau
6, rue de la Grange Batelière – 31, bis rue du Faubourg Montmartre 75009
Aberta de 2ª. a 6ª. 7:30-21h e sábados-domingos 7:30-20:30h
Passage Jouffroy
10-12, Bl. Montmartre – 9, rue de la Grange Batelière 75009
Aberta todos os dias de 7-21:30h
***

13 comentários:

Liana disse...

Querida Cláudia, há quanto tempo...
Tudo bem??

Suas dicas sempre ótimas!
Beijão pra você.

Lúcia disse...

As vitrines são relmente uma arte, um instrumento, capazes de mexer com as nossas cabeças, né? rsrsrsrs

Juliana Noronha disse...

otimaaa

POPI by Paula disse...

OI querida!!
Vc tinha super razão!, amei.
Eu particularmente adoro olhar vitrines, e com certeza uma boa vitrine é 50% de venda garantida!!
Essas mesmo estão uma coisa!!!
Um verdadeiro parque de diversão!!
Bjus amore,
Paula

Eneida disse...

Muito bom o post!
Tenho loucura por vitrines!
Passo horas andando e curtindo as vitrines dos Shoppings, que são sempre muito bem elaboradas, com muita criatividade!
Adoro!
Beijo!

(¯`·._.·[***Celina***]·._.·´¯) disse...

Oiiii Claudia, ah! de vitrine eu entendo (modéstia parte), pois sempre tive loja, acabei aprendendo de tanto pesquisar e estudar vitrinismo, inclusive faço alguns trabalhos pra lojistas aqui da minha cidade e tudo que a Sylvia Demetresco falou (adoro a Sylvia) está corretíssimo, nada como uma vitrine bem feita pra alavancar as vendas, além de que é uma delícia olhar belas vitrines né?
Bjobjo

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Que lindas as miniaturas. Adoooro! E eu sou campeã em parar em frente a uma vitrine... e comprar porque me chamou a atenção! hohohoho! Bjs!

Cacá disse...

Oi Claudia, realmente uma vitrina bem apresentada me faz entrar na loja para ver o que encontro dentro. :)

Adorei as fotos! Os caleidoscópios estão demais de lindos.

Beijocas.

Sandra disse...

Claudinha,
pra mim é uma experiência lúdica e encantadora....
essas miniaturas são fofíssimas dignas de expressões tipo UAU!!

amei
bisous

Marcela de Vasconcellos disse...

Que delicadeza...

tô besta!!!

Lauren - Moda Trash disse...

A expo está ótima, né Claudia?
Fui ontem e fiquei encantada. Nunca tinha chegado tão perto de uma roupa YSL. hahahaha
Mas já pretendo fazer outras visitas.
bjokassssssssss

Marília disse...

amei! vitrinismo é uma arte mesmo... sabe onde fiquei mais impressionada? em londres... a harrods compete com a selfridges, q compete com outra..... são absoultamente fantásticas, de tirar o fôlego.... e olha que nem era natal.. hahaha

em Paris a da Hermès é campeã!!!

bjo!!

Joaninha Bacana disse...

Que fofuras as miniaturas, amei! Na frente de uma vitrine assim, posso passar hoooooras :o)
Bisous, Angie