quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

en Voyage... TOP 10 França

La vie en... bleu, blanc, rougevert et jaune!*


Foi lançado, no dia 23 de dezembro, o Ano da França no Brasil, um período de comemorações e parceria entre os dois países, com mais de 500 eventos programados por aqui, de 21 de abril até o dia da nossa Proclamação da República, em 2009. Para celebrar, deixo vocês com...

Meu Top 10 France... Bienvenue!


Meu ballet dos sonhos
Ela é esplendorosa sob a luz do sol... ou do luar! Símbolo do fausto francês de uma época, a Opéra de Paris é uma visita obrigatória para mim. E para todos os amantes das beaux arts...
Meu sonho de adolescente era conhecer a Opéra de Paris, influência da infância dedicada ao ballet. Lembro da minha enorme alegria ao ganhar, da minha mãe, uma camiseta da Opéra, pelos idos de 1982!!! Eu a vestia com tanto carinho, que, apesar da malha fina e delicada, ela ainda existe! E a vontade de conhecer o palco francês da dança só fez crescer...
continua aqui...


Palais Royal
Localiza-se na ala norte do Louvre, no 1er. arrondissement, tendo sido ampliado durante a gestão do Barão Haussmann, devido à inauguração da Rue de Rivoli.
Apesar do nome, não foi um palácio da realeza francesa – ele foi construído, em 1632, por Jacques Lemercier, para o Cardeal Richelieu, figura emblemática da história da França, que fez dele a sua moradia, até a morte. Ficou então, conhecido como Palais Cardinal.
Depois, foi entregue à realeza e, já como Palais Royal, passou à família Orléans, responsável pelos apartamentos ao redor do lindo jardim, onde viveram Colette e Jean Cocteau.
continua aqui...


Os caminhos sobre o Sena
As pontes sobre o Sena são mais de trinta; escolhi então, as minhas preferidas, cada uma delas com sua importância singular. Não houve um crivo funcional, histórico ou cronológico – apenas um traço peculiar nestas escolhidas: todas têm algo que as torna especial entre as demais pontes, no cenário da capital francesa. Pode ter sido a primeira vez que as vi, que as atravessei, aonde elas nos conduzem... venham passear comigo!
continua aqui...



La Tour Eiffel
Saí para o meu primeiro passeio e escolhi esta impressionante torre como destino. Cheguei ao metrô mais próximo, que seria meu ponto de partida e de chegada, nos dias seguintes, e lá fui eu, para a estação Trocadéro! Desci atrás do Palais de Chaillot. Quando contornei o prédio, ela surgiu esplendorosa. Que visão estonteante! Ali, na minha frente, estava a famosa Tour Eiffel. Como ela é grande e imponente! E inusitada! Era inacreditável! Não dá para descrever a emoção! Também não há palavras capazes de contemplar a beleza do que via! Fiquei um bom tempo admirando-a de longe, da Place du Trocadéro, tentando absorver o impacto do momento. No relógio instalado na torre, faltavam 435 dias para o ano 2000! Nossa! Amanhecia em Paris e eu estava lá!
continua aqui...


A capela e a medalha
Em uma cidade repleta das mais esplendorosas igrejas, existe uma jóia, uma preciosidade escondida, que pode facilmente passar despercebida, mesmo que passemos várias vezes pela sua frente. Falo da Capela da Medalha Milagrosa (Chapelle Notre Dame de la Médaille Miraculeuse) – uma pequena e delicada capela, de um aconchego ímpar e de emoção incontornável. Verdadeiro oásis de paz e tranqüilidade no meio de uma cidade contemporânea, repleta de informações e sensações. Apenas entrar neste local já proporciona um sentimento de elevação; ainda mais, se vocês derem a sorte de chegar no momento de uma celebração. Parece que emana uma luz do altar, que nos deixa emocionados por ter merecido compartilhar de um momento tão sublime.
continua aqui...



As ninfeias de Monet
Claude Monet, pintor impressionista, ficou muito conhecido pelos seus quadros retratando as ninfeias (ou nenúfares), plantas aquáticas com flores de extrema delicadeza. Ele pintou diversas telas com este tema, além de construir um lago na sua casa, em Giverny (próxima a Paris), para cultivá-las e observá-las mais atentamente, em toda a sua beleza.
Porém, as ninfeias a que me refiro no título são a sua obra-prima, Les Nymphéas, que encontra-se exposta (instalada seria melhor...) em duas salas ovais, no Musée de l´Orangerie, um dos dois museus que encontram-se voltados para a Place de la Concorde, ao final do Jardin des Tuileries (metrô Concorde). Esta série de oito imensos painéis foi executada por Monet, em Giverny, e recobre as paredes das salas, segundo instruções do próprio Monet. Estes painéis, feitos durante a 1ª. Guerra Mundial, foram doados a França, em homenagem ao Dia do Armistício (11 de novembro de 1918).
continua aqui...


O belo Rodin
Hôtel Biron, agora Musée Rodin: onde viveu e trabalhou Auguste Rodin, o grande escultor francês do século XIX, de 1908 a 1917, ano da sua morte. O Hôtel Biron é uma mansão do século XVIII, que hoje abriga o acervo do artista, doado ao Estado francês. No seu delicioso e bucólico jardim, principalmente no outono, com suas folhas em tons de amarelo, marrom e dourado, estão algumas das suas maiores obras (aqui):
Le penseur (O pensador);
La porte de l’enfer (A Porta do inferno);
Monument aux Bourgeois de Calais (Os Burgueses de Calais);
Les trois ombres;
Eve.
continua aqui...


Promenades dans le métro
Um passeio pelo metrô da Cidade-luz
Se vocês são apaixonados(as) por Paris, como eu!, e também, adoram curiosidades, algumas estações de metrô irão surpreendê-los(as):
Louvre-Rivoli (ligne 1) e seus baixo-relevos do Egito Antigo,
Arts et Métiers (ligne 11), digna de Júlio Verne e suas 20.000 mil léguas submarinas,
Bastillle (ligne 5) e seu ar revolucionário...
continua aqui...


O macaron da Ladurée
A Maison Ladurée, casa de chá parisiense, localizada na 16, rue Royale, originou-se de uma padaria, criada em 1862 por Louis Ernest Ladurée. E, em 1871, depois de um incêndio, a padaria (boulangerie) virou uma loja de doces (pâtisserie). Como os cafés faziam sucesso na Paris do início do século XX, a mulher de Ernest, Jeanne Souchard, teve a idéia de juntar o café parisiense com a loja de doces – surgia assim, uma das primeiras casas de chá da capital francesa. E com uma vantagem: poderia receber as mulheres em pleno movimento de emancipação!
continua aqui...


De Paris a Rouen
No lindo caminho que liga Paris a Normandia, o ar vai mudando aos poucos e, de repente, parece que chegamos em uma cidade dos sonhos. Ao visitar Paris, tentem esticar a viagem... até a cidade de Rouen. Uma graça! Lá passei alguns dias incríveis, conhecendo toda a parte histórica da cidade, de uma beleza impressionante.
continua aqui...


Espero que vocês gostem deste pequeno tour pela França... Magnifique!

A bientôt!!!




*A vida em azul, branco, vermelho... verde e amarelo!

20 comentários:

Silvinha disse...

Um otimo final de ano p/ vc, Claudia!!! E que 2009 seja repleto de realizações, sucesso e alegrias!

Beijo!

Desenhos da Fernanda disse...

Aah... a ópera de paris.... estava lendo seu post sobre ela... Já fui a Paris, mas não deu tempo de visitá-la! Um dos meus sonhos é conhecê-la por dentro...
Todo esse interesse começou quando me tornei uma pesquisadora fanática semi-profissional sobre o Fantasma da Ópera hahaha

bjs!

Bel Sant anna disse...

estou animada com esse ano da frança no brasil...quero ver a exposição de saint laurent que vai passar por aqui!estou tão animada, claudia, que estou até pensando em fazer frances ano que vem!
ah, tem uma singela homenagem para o seu blog e sua amizade cyber lá no meu, ok?
bjos!

Carolina Lange disse...

É muito bom visitar seu blog e sempre sentir saudade de Paris!
Adorei as fotos!

Anônimo disse...

Claudinha um Feliz natal pra vc. e família com ótimas festas e comemorações e um 2009 repleto de ótimas surpresas. Bjs.
Janeisa

Helena Castro disse...

desejo a você ótimas festas e que o ano de 2009 seja surpreendente!!!!!!

beijos

Bia disse...

Adorei esse tour pela França.. Qd for lá visitar com certeza vou querer conhecer alguns desses lugares que vc nos mostrou!
Seu blog p mim é um guia de utilidade pública hehe...Várias dicas maravilhosas, e não é puxa-saquismo não, é de coração mesmo!
Beijinhus!

Chris disse...

Hey Claudia!! Acho que todo mundo vai ficar nesses post escassos ne?! Eu acho que eu tbm! Enfim esse ano foi otimo para mim tbm, e entrar no mundo dos blogs, fazer amigos especiais como vc foi uma grande bencao e presente! E que o ano de 2009 seja de fortaleza, que acredito que sera, e de muitas realizacoes para todas nos! Feliz Natal e que o Menino Jesus esteja sempre em nossos corocoes! Muita paz, amor, luz e uniao para vc e toda sua familia!
Um feliz natal e otimo ano novo!!

bju bju carinhoso,
Chris

Eneida Freire disse...

Feliz Natal!!!!!!!!!!!!!
Excelente 2009!!!!!!!!!
Beijo!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Claudinha, Boas Festas!
Tudo de melhor pra vc e sua família.
Bjobjo

Susana Rodrigues disse...

Olá Cláudia :)

Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de felicidade, saúde, amor e viagens ;)

Beijos grandes
Su

_+*Ælitis*+_ disse...

A très bientôt, passe de bonnes fêtes et on se revoit à ton retour :)

Beijo meu ♥,

A Elite

Lúcia disse...

Olá, Claudia!
A França com vc parece muito mais interessante e linda! Parabéns! Te desejo um excelente fim de ano e um 2009 melhor ainda! bjs

Chris disse...

A foto com a torre Eiffel embassada esta linda!!
bjus bju

Cy disse...

ai, ai, definitivamente preciso voltar à Paris!


bjssss e ótimo Natal pra vc e sua família!!!! em 2009 a gente tá junto de novo!


cy

Cris disse...

Todos imperdíveis!
Feliz Natal Claudia!!!!!!!!!!
bj

Mariana Chatelain disse...

Post muito legal, adorei a escolha...! As cidades queridas sao assim, é fácil encontrar 10 lugares ímpares e difícil escolher só 10!!!
feliz natal!

Unknown disse...

Querida
Feliz Natal e um excelente ano novo, cheio de viagens. Tomara que a gente um dia possa se encontrar aqui ou aí.

Joaninha Bacana disse...

Eu amei, eu amei, eu amei!!! Deu saudades de Paris!
Bisous mil,
Angie

Chris - da Chria disse...

Claudia,

Ah!!!!!!!!!!lembrei de tanta coisa agora...eu adoro todos estes lugares,
estar aqui,me faz ter vontade de voltar logo a Paris.
Vamos?rsrsrsrs
bjo,bjo
Chris