segunda-feira, 14 de julho de 2008

in Styling... Procurando emprego?

Semana passada, fui convidada a dar uma palestra sobre o que vestir em uma entrevista de emprego, no curso de Marketing Pessoal, da Universidade Estácio de Sá, ministrado pela professora Flávia Mello. Como consultora de imagem e estilo, além da experiência como psicóloga de RH, fiz um roteiro básico para servir de “guia rápido de consulta”, na hora da entrevista. Vamos a ele?

***

pePPer inFashion
Projetos em Consultoria de Imagem e Estilo

A ENTREVISTA DE EMPREGO

Perguntas importantes:
* Qual é o perfil da empresa na qual vou fazer uma entrevista de emprego?
* Como se veste alguém que ocupa o cargo ao qual estou me candidatando?
* Quem será o meu entrevistador?

*Empresa: é vital o conhecimento da empresa na qual pretende trabalhar. Pesquise exaustivamente toda e qualquer informação sobre o perfil da empresa e dos seus funcionários, principalmente em cargos semelhantes ao que você pretende ser contratado.
Atenção ao grau de formalidade da empresa, um grande sinalizador do que usar na entrevista – observe a empresa e os seus funcionários, informe-se a este respeito com antecedência: formal/conservador, informal ou criativo.
*Código do vestir: adequar ao grau de formalidade da empresa, roupas e lingerie, sapatos e bolsas, acessórios, maquiagem, cabelo e unhas.
- Mesmo em empresas informais, não use um visual completamente informal!
- Atenção aos pequenos detalhes! Aposte sempre em roupas e acessórios de qualidade.
- É interessante mostrar algum traço de sua personalidade, ou seja, algo diferenciado, mas que combine com você!
*Entrevistador:
- Se for do RH, avaliará se você se enquadra no cargo ao qual está se candidatando;
- Se for na área de moda, por exemplo, sua vestimenta também estará sendo julgada.

Dicas femininas:
Bom senso é a chave!
Pense em imagem e estilo, antes de pensar na última moda.
Evitar grandes fendas, decotes, estampas, volumes...
Cuidado com o comprimento das saias e a altura dos saltos dos sapatos.


Dicas masculinas:
As pontas da gravata terminam juntas e onde começa a fivela do cinto.
Não usar camisa de manga curta com paletó.
A largura do paletó é aquela em que o homem não se sente sufocado quando senta com o paletó fechado, tendo caimento perfeito, com as aberturas nas costas e as golas lisas, sem nenhuma ruga.
A barra da calça deve cair sobre o tornozelo, cobrindo as meias quando o homem está de pé. Deve ser bem ajustada na cintura, sem folga no cós.
Quanto menos as meias ficarem expostas melhor.
Os sapatos devem ser pretos ou marrons.


Por último, treine, treine, treine: vista-se com a roupa (e os acessórios!) que você pretende comparecer à entrevista e verifique se ela está apropriada, bem ajustada, confortável e, acima de tudo, se ela representa o que você quer passar ao seu entrevistador: que você é a pessoa certa para o emprego!

***

Espero que este guia de consulta não seja uma receita pronta, para ser seguida ao pé da letra, mas sim, uma referência que auxilie na hora de escolher o que usar frente ao entrevistador, para conseguir o tão sonhado emprego. Boa sorte a todos!

Um agradecimento especial à professora Flávia Mello, que, com seu entusiasmo e seu incentivo, faz das suas aulas um espaço de inspiração para todos os seus alunos. E que, além disso, me proporcionou um momento de grande alegria e satisfação, tanto pessoal quanto profissional. Um grande beijo!


***pePPer in Styling: nesta seção (aqui), vocês encontram os posts já publicados no blog e relacionados à consultoria de imagem e estilo, podendo pesquisar assuntos e dicas, assim como elaborar dúvidas a partir dos temas abordados... e deixar a sua pergunta! Sejam bem-vindas(os)!***

15 comentários:

Unknown disse...

Muito legal esse post, essas dicas são realmente importantes, às vezes uma falha num detalhe que parece bobagem é a sua derrota, ou melhor, a sua não contratação. Trabalhei muito tempo em RH fazendo seleção de pessoal e tudo era muito bem observado, desde a maneira do candidado se sentar, postura, gestos, roupas, cabelo, unhas, enfim, quando pensamos que o entrevistador não está reparando, na verdade já está te avaliando desde o momento que vc chega à recepção da empresa.
Bjobjo e ótimo início de semana;)

Helena Castro disse...

ótimas as suas dicas. eu acho que, nos dias de hoje, mais do que antes, é realmente necessário procurar saber a forma que a empresa espera que seus funcionários se vistam. não tem mais aquele bom senso geral. cada empresa tem as suas próprias regras.

beijos, helena

Ana Carolina disse...

Legal o post! Uma vez promovi para a Firjan uma palestra com a Helen Pomposelli sobre como as secretárias poderiam fugir do básico no dia-a-dia, com opções de roupa que se encaixavam pro trabalhao. Foi muito bacana!!!
Beijos!!!!!!!!!!!!!!!

Verson Souto. disse...

Parabéns pelo convite da palestra, tenho certeza que será um arraso.
É super importante saber se vestir e agir numa entrevista de emprego.

Virginie disse...

oi claudia.
gostei muito das dicas, mesmo nao preciso de procurar emprego, sempre vale a pena se informar.

concordo completamente no ponto de se informar muito bem no estilo da empresa antes de ir pra sua entrevista.

Adoraria assistir a uma aula desse tipo (estilo) com vç. Nunca assisti e seria otimo ter dicas de profisionais de estilo e imagem. porque mesmo achando que meu estilo é bom sempre tem coisas pra melhorar, né?...rs

abraço da frança.

Unknown disse...

Oláaa,

só colocar a mão na massa e escrever!!!! Adorei tua iniciativa, tomara que ganhe ;)

assim q tiver o texto m mande por e-mail.


beijuss

Paula disse...

E geralmente os detalhes mais infímos e os pormenores mais insignificantes, são os que fazem mais diferença!
Obrigada pelas dicas!
:)
Bjs!

MISS PU disse...

Bom senso, bom senso, bom senso.
Always :)

kisssss da miss

Amanda Medeiros disse...

Adorei as dicas. Muito interessante...

Marília disse...

Muito boas as dicas, Claudia. A de "treinar" com a roupa achei bárbara, já tinha feito intuitivamente algumas vezes... hahaha Pros garotos ainda melhor, sei quase zero de moda masculina...
parabéns!
bjs

Deusa Andrade disse...

Achei muito útil todas as suas dicas, para mim vai ser muito útil, já que estou apenas começando essa batalha por um emprgo...hahahaha
Essas dicas são de extrema importância. Adoraria ter assistido a palestra, tenho certeza que foi ótima!
sucesso
beijos

Priscila de Oliveira disse...

ótimas dicas! Procuro tomar bastante cuidado em relação a isso. Gostaria de saber onde tomar mais cuidado, já que estou na procura há meses e nada acontece... =( Enfim, um post útil o seu, hum?!

Beijocas.

garimpo de estilo disse...

Adorei tudo! Isso de roupa para trabalhar é tão importante, né? Mas a maioria das pessoas não tem essa consciência, ainda acredita ser uma bobagem!
Ah...
querendo dicas de Praga, pode perguntar!
beijos
ludi

Raquel de Medeiros disse...

Excelente saber de tudo isso! Muito legal o post! Beijos

Anônimo disse...

Claudia querida, que boa sua visitinha lá no Prendadas, apareça sempre. Adorei seu blog, o conteúdo é variado e super interessante.
Te linkei lá tambem ta? Irei SEMPRE aparecer por aqui.

Um beijão