terça-feira, 19 de agosto de 2008

Arts & Crafts... florido!

O movimento estético Arts & Crafts (em inglês, artes e ofícios), originário da Inglaterra da segunda metade do século XIX, tinha como bastião o artesanato criativo, em oposição direta ao processo de mecanização e à produção em massa. Além disso, preconizava a indistinção entre artesão e artista, buscando a valorização do trabalho manual e a recuperação da dimensão estética dos objetos produzidos para o uso diário, pela indústria.


Seu nome vem da Sociedade para Exposições de Artes e Ofícios, criada em 1888, tendo como importantes teóricos o crítico de arte John Ruskin e Augustus Pugin. Mas, foi William Morris o responsável e principal líder do Arts & Crafts, valorizando os trabalhos feitos em guildas (como as nossas cooperativas atuais...), cuja produção seria realizada de forma coletiva.

A intenção do movimento era combater os avanços industriais, preocupando-se com objetos que tivessem, em seu bojo e em sua concepção/produção, a mão do artesão-artista, que, hoje em dia, seria conhecido como um designer. Mesmo tendo durado pouco tempo, a ligação arte/artesanato/indústria deixa sua semente para a experiência da alemã Bauhaus (leia mais aqui), que, fundada em 1919, é uma descendente direta do movimento Arts & Crafts.

Mas, por que Arts & Crafts florido?

Bem, fui criada valorizando o trabalho manual e artesanal, já que a minha mãe é uma exímia artesã-artista e seu trabalho é motivo de orgulho, para mim e para as minhas irmãs. Além disso, podemos desfrutar (e como!) do seu incrível potencial criativo, realizando um verdadeiro “test-drive fashion” das suas últimas criações!

E as flores? As flores sempre estiveram presentes no trabalho dela, seja em bordados em camisetas e em bolsas, desde a década de 80!, como na produção dos mais diversos artigos: de roupas e acessórios de moda a objetos para casa e decoração. Ultimamente, um must tem sido as flores para os cabelos – eu estou adorando este revival! E já tenho uma verdadeira coleção, com flores de texturas e materiais variados, presas em arcos ou tic-tacs:


Querem conhecer mais o maravilhoso trabalho dela? Passem lá no blog Marisarte Acessórios e vejam suas flores... e também, camisetas, bolsas, enfeites, eco-bags (leia mais aqui), alfineteiros, colares... ufa!

Vale a visita – palavra de filha coruja!

20 comentários:

Tania Pimenta disse...

Ficou ótimo!!! Que mais gente conheça e tenha as criações da mamãe! kkk Tudo que ela faz é mesmo super fashion!!!
Beijins

Ana Medeiros disse...

Claudia, entrei na loja virtual e ela realmente é uma artista de mão cheia. Parabéns, as flores são lindas e as necessaires nem se fala!!!

Beijocas

Marisa Pimenta disse...

Caramba, filha, dessa vez vc me emocionou de verdade. Será q mereço tantos elogios? Me senti a super artesã, nem sei se sou ,pois vcs são suspeitas. Mas é claro q as flores no momento são minha prioridade, elas podem ser, realmente, super úteis no figurino, pois além do cabelo servem p colocar nas lapelas, nos cintos, nas bolsas e por aí vão as flores!!!! As fotos ficaram legais, espero q quem gostar apareça no blog q mostra mais flores!!!!!Bjks

Lux Lisbon disse...

Não sou muito adepta desse género de acessórios mas confesso que gostei desses! ;)

Bel Sant anna disse...

eu acho uma graça o trabalho da sua mãe, que nem percebi de início que er a sua mãe!olha como eu sou..
eu tb tenho flores artesanais para o cabelo!minha mãe adora e como eu tenho 4 irmãs...o arsenal de coisas fofas é grande lá em casa!
bjos!

Helena Castro disse...

também dou o maior valor para trabalhos manuais. acho o máximo o cuidado que a pessoa que cria e desenvolve tem com cada peça que produz. esses mimos dão toda uma graça no visual. o blog da sua mãe já faz tempo que está linkado no meu.

beijos, helena

Mariana Batistello disse...

Lindosss



=)

Kira Aderne disse...

São mesmo detalhes lindos que realçam a beleza de qualquer garota!

Muitos beijos, querida!!

Unknown disse...

Tbm dou muito valor ao artesanato e todo trabalho manual de maneira geral. Eu pinto quadros (quando tiver coragem, mostrarei lá no blog)e meu marido faz embalagens de papelão folhadas de madeira liiindas, de formatos diversos e super diferentes e mais um tanto de objetos de decoração em vidro e madeira e distribui para lojistas e eu ajudo quando posso, pois para nós é tbm terapia. Os quadros eu pinto só pra mim e algumas poucas amigas, é mais um hobby mesmo. É uma pena que aqui no Brasil não se dê muito valor ao trabalho manual, acham caro e tal, mas enfim, eu aprecio muito.
Já visitei o blog da sua mamis e já está linkado tbm, embora não seja meu estilo pessoal, acho super lindo e bem feito o trabalho dela, mãos abençoadas.
Bjobjo querida;)

Chez POPI disse...

Cláudia minha flor!!!!
como vc não me contou isso antes??
q família mais linda e talentosa q vc tem!!!
vou descobrindo em doses homeopáticas!
primeiro vc, talento de pessoa sempre passando dicas hiper inteligentes, depois a sua ir´~a FÃ da DIVA!!! nossa amei
e agora tua Mãe?!!!
Nossa to indo lá agora ver o trabalho dela!!!
Amo Flores tem sempre uma nos meus colares e brincos!!!!
Amei Cláudia,
Super bjus
Paula

Leka disse...

Oi Cláudia, to mesmo esperando pra ler as suas respostas! (curioooosaaaa!!!)
Beijão

=)

Tânia N. disse...

Adoramos essas criações!

Luciana Gonçalves disse...

Ei Claudia!
Coisa mais lindas...entrei lá e fiquei admirando.
Bem desenvolvida e acabada.

Gente se minha mãe fizesse isso tadinha ela não ia ter oque vender ...kkk

Parabéns!

Super Beijo

Lu

Verson Souto. disse...

Sua mãe é um luxo, Claudia!
Já visitei várias vezes o blog e amei o trabalho!
Belo post-homenagem...rs!

Abração

Geórgia disse...

adorei.
apesdar de não usar muito acessorios assim.
muito bom :D

abraços!!

Priscila de Oliveira disse...

nada como uma maneira inteligente de se introduzir um texto... Ai, ai... E as coisinhas de sua mãe são muito fofas! Minha mãe é prática e impaciente demais para trabalhos manuais, apesar de fazer uma comidinha deliciosa! =)

Beijocas.

Flávia Beatriz disse...

Claudinha, me perdi no blog da sua mãe com tanta coisa linda, adorei. Vai ser meu point agora para escolher presentes para dar para as amigas e para mim mesma. Além disso, amei brincar com o gatinho...

Paula disse...

Realmente, são coisas lindas!
Eu não tenho jeitinho nenhum, para arts&crafts mas acho lindo!
Adorei principalmente as bolsinhas e os necessaires!
Lindos, lindos, lindos!
Os meus parabéns! E já adiccionei o blog, no meu!
:)
Bjs!

Karine disse...

Você sempre artista,né?

^^
Como sempre lindo post!
Terminei a história lá no blog!

Bjinhussssssssss

Paula disse...

Agora, voltei eu para agradecer o carinho!
A sua mãe (e você também, é claro), são sempre bem-vindas no meu blog!!!
Está adiccionado, na parte referente a "Coisas Bonitas"!
Só podia, porque as coisas que ela mostra no blog, são simplesmente lindas!
:)
Bjs!