segunda-feira, 18 de agosto de 2008

en Luxe... Que jóia!

A jóia – ontem, hoje e sempre!

A jóia acompanha a história do homem (e da mulher, claro!) desde tempos imemoriais. Os adornos pessoais fazem parte daquela que é uma arte decorativa ancestral: a joalheria. Ela representa a atração humana por materiais belos e também, raros, feita pelas mãos de artesãos ou com o uso da alta tecnologia contemporânea. No resultado final, o que interessa é o valor artístico e precioso da peça concebida. A jóia também encontra-se associada ao luxo, a um mundo de riqueza, sofisticação e beleza, no qual os ornamentos pessoais são capazes de fornecer uma forma de expressão do gosto pessoal e da época vivida, pois o progresso da joalheria está intrinsicamente relacionado com a história da civilização e sua evolução.
Hoje, as jóias estão por toda parte – pescoços, cabelos, pulsos, rostos, roupas, cintos, bolsas... com materiais e tamanhos diversos. Vivemos o tempo da personalidade e dos trabalhos autorais, universo em que a jóia se encaixa perfeitamente. O Brasil dispõe de um manancial impressionante de pedras das mais variadas cores e tonalidades, excelentes para a concepção de jóias em estilo diferenciado, em formas orgânicas e com referências étnicas, últimas tendências neste tão rico (com o perdão do trocadilho...) métier. Podemos escolher da menor à maior, com ou sem pedras, com cristais, douradas ou prateadas, grandes correntes e pérolas, como já sinalizava Chanel... e agora, a Carrie de Sex and the city! Basta que consigamos identificar peças de qualidade, que expressem a criatividade e um estilo bastante personalizado para que estejamos no “último grito” das jóias... ou seria melhor um sussuro? Depende da escolha! Tudo é uma questão, não apenas de tendências, mas também, de estilo pessoal, pois a jóia estará sempre simbolizando os nossos sentimentos, a nossa escolha, a nossa história, como civilização ou como indivíduos. Basta apenas que sejam... jóias!
15 de julho de 2008


Estou encantada com o livro A jóia: história e design, que ganhei no Concurso de Idéias, promovido pela Thaís, do A moda como ela é!, com o texto acima.



A autora percorre toda a história da jóia, mostrando a relação entre o adorno e o tempo histórico, com fotos belíssimas e inspiradoras. Vejam só:





A jóia: história e design, da Eliana Gola, Editora Senac São Paulo (2008)
“Durante toda a história da humanidade, as jóias sempre estiveram presentes, assumindo variadas funções: enfeitar, agradar, seduzir, identificar, proteger, etc. [...] A fim de tentar conhecer a evolução da jóia entre diferentes povos, Eliana Gola, profissional experiente, identifica suas características em momentos distintos, relacionando-a aos costumes, à geografia e à topologia locais, analisando as inspirações e os diferentes materiais empregados [...], além de apresentar ao leitor um panorama das jóias brasileiras, tão apreciadas mundo afora.

Portanto, fica aí a sugestão – vocês vão adorar, com certeza!

16 comentários:

Luciana Gonçalves disse...

Que otima sugestão.

Vou ver se encontro por aqui...

Beijocas

LU

Unknown disse...

Claudinha, aproveita muiiiito a leitura desse livro e as imagens tbm é claro, que pelo visto são encantadoras e mais uma vez parabéns pelo prêmio.
Bjobjo querida e ótimo início de semana;)

Unknown disse...

hi
hello
how was your day?
i liked your blog
you are fantastic!!!

really nice blog
fabulous fantastic

Bel Sant anna disse...

eu já tive a oportunidade de ler uns trechos e ver fotos dele, ele realmente é o´timo!melhor ainda quando se ganha num concurso!
aliás, seu texto estava muito bom.
já vi as duas listas, estou consertando!thanks!

Kira Aderne disse...

Olá Cláudia,

Nossa que livro rico e lindo!!
Jóias são uma linda visão para quem usa e vê. Gostaria de ter muito mais jóias, claro!! hehehe

Mil beijinhos e bom início de semana!

Verson Souto. disse...

Amiga, parabén por ter sido a ganhadora do livro,tenho certeza que você, vai aproveitar horrores!
Parabéns, tbm pelos 10.000 acessos, você merece!

Chez POPI disse...

Cláudia, já esta anotado.
Nossa fiquei louca pra ter!
bjus
Paula

Cris disse...

claudia, eu conheci a Eliana Gola e tive contato com o trabalho dela. Lindo de verdade. Este brinco que ilustra a capa é bárbaro.
bj

Unknown disse...

que bacana... história sempre é interessante... história do belo, muito mais... fiquei curioso. bjão!!!

Helena Castro disse...

parabéns pelo seu texto que te fez ganhar este livro!
adoro jóias. elas são eternas! : )

beijos, helena

Silvinha disse...

Parece ser bastante interessante, Claudia!

Beijos e boa semana p/ vc

X)

Chris disse...

E mesmo um livro magnifico! E otimo para presentear tbm! Realmente esses adornos precisosos acompanham a muito tempo a humanidade. Deve ser interessante saber a real historia!
bjubju

Lúcia disse...

Que livro lindo e super interessante!
jóias são tuuudoooo de bom, né?
Querida, que seu final de ano seja maravilhoso e que 2009 seja muito melhor! Bjão

Paula disse...

Mais uma boa sugestão!
Diamonds are a girl's best friend, já dizia a Marilyn!!!
:)
Bjs!

Eneida Freire disse...

Muito bom!
O livro já é um luxo!
Beijo!

Thais Martinez disse...

Ai q fofa! Vi que fotografou o livro e a dedicatória! Fico feliz que tenha gostado e que este seja o primeiro dos muitos gifts que vou presentear no blog.

beijokassssss