quinta-feira, 11 de setembro de 2008

en Voyage... Conhecendo Lady Liberty

Já que comecei a falar de Nova York (aqui)... como não falar dela? Não, não é da Carrie Bradshaw (risos), mas da...


Lady Liberty, ou a Estátua da Liberdade, o símbolo da cidade, um must-see para visitantes e turistas e também, uma ótima inspiração para... vestidos! Quer saber por quê? Calma...

Ela é uma criação de Frédéric-Auguste Bartholdi, um escultor francês, que pensou em homenagear a liberdade do povo americano. Foi um presente da França aos EUA, inaugurada em 28 de outubro de 1886. Ao completar 100 anos, estava mais linda que nunca, após uma renovação minuciosa. A tocha original foi trocada – a nova chama é agora revestida de ouro... No museu da estátua, a tocha original está exposta, assim como inúmeras curiosidades, como os moldes em madeira.




Quando cheguei em NY, foi meu primeiro passeio turístico: era agosto, fazia um lindo dia de sol e lá fui eu, para Battery Park, apanhar o Circle Line em direção a Lady Liberty... o passeio foi belíssimo, com o skyline de Manhattan dominando a cena. Nesta época, as torres gêmeas do World Trade Center ainda estavam lá... Ah, se quiser subir na estátua, até a coroa, é preciso pegar o primeiro barco... e a fila é grande no verão!

Ao chegar a Liberty Island, onde fica a estátua, outra enoooorme fila até conseguir chegar ao pedestal... mas, valeu a pena! A primeira coisa que li foram os símbolos da Lady Liberty: entre eles, a tábua com a data da Declaração de Independência Americana (4 de julho de 1776, em números romanos), os sete raios da coroa e a tocha.

Sua estrutura interna é um projeto de Gustave Eiffel, com barras de ferro que fixam a figura de bronze no pilar central. Medindo 93 metros de altura, domina a baía de Manhattan... e a imaginação de todos os visitantes e turistas!

Mas, o que mais me encantou foi sua vestimenta – é sensacional observar o movimento do tecido, como se estivéssemos diante de uma imensa dobradura, o mais encantador moulage... Mais uma vez, como aconteceu com a Pedrera, de Gaudí (quer ler? está aqui!), senti o perfume da inspiração – ali estava, diante dos meus olhos, o mais exuberante exemplar do vestuário feminino em bronze que a mão humana pôde realizar: pura arte... e moda! Não acham que estas linhas (como aqui também...) poderiam ser derivadas em um lindo vestido?





***pePPer in History: Este é um post-homenagem a todos que, há sete anos, foram surpreendidos por um trágico destino: o 11 de setembro será sempre uma mácula na história do homem, uma história pontuada por guerras e desentendimentos... infelizmente.***

15 comentários:

Ana Medeiros disse...

Muito bom Claudinha,linda homenagem.
Quanta a estátua ela é linda e maravilhosa mesmo, nunca a vi pessoalmente mas a beleza dela é incontestável.

Beijos

Verson Souto. disse...

Um dia quero ir até lá...espero que em breve!

Beijos

Kira Aderne disse...

A estátua se tornou símbolo dos EUA e hj é mesmo um dia triste para todo aquele povo...

mil beijinhos!!

Anônimo disse...

Oi joinha? To convidando o pessoal pra conhecer o micos anônimos [micosanonimos.blogspot.com] Passa lá, tb bem?! Te espero, claudia.

Chez POPI disse...

Que homenagem!!
Cláudia, vc é ímpar num só post conseguiu nos encantar de várias maneiras!
Deixa eu te falar, qdo fui a NY era muito nova 16 anos e não tive a capacidade de captar todos os detalhes q vi aqui hoje, realmente fantástico.Aquelas duas fotos de dois angulos realmente atípicos onde vemos a poesia da roupa as dobraduras de uma leveza insustentável.
Lindo , amei,
Mil bjus
Paula

Helena Castro disse...

ficou o máximo mesmo essas linhas, dão todo um movimento para a estátua.

beijos,
helena

Silvinha disse...

Muito legal a relação que vc fez com seu blog! A fluidez da tunica é admiravel...

Beijo!

Chris - da Chria disse...

Cláudia,

Nossa, muito legal a homenagem...
é linda!
bjo,bjo
Chris

Anônimo disse...

Claudia,simplesmente a cidade do meu heart!!! Amooooooooooo!!
Te adicionei no meu Blogroll! Beijosss
Blog da Mariah

Amanda disse...

claudinhaaaa
nossa, os comentários estão bombando no post, claudinha!!! acho que vamos ter que dividir as respostas, mesmo! ahahaha, que boooooooom!!!! =D

Leka disse...

Nossa...meus sonhos: NY e London

Unknown disse...

Mais um super post Claudinha, adoooorei. Não conheço a estátua pessoalmente, mas deve ser mesmo encantadora.
Bjobjo

Chris disse...

Infelismente nao so as coisas boas marcam a historia do mundo, pelo contrario ne, temos muitas cicatrizes. Mas, muito belo o que vc escreveu!

E obrigada pelos parabens! ;D

Bjksss

Desenhos da Fernanda disse...

Oi Claudia

Hahaha é mesmo... a bailarina combina com vc!

Seu blog continua sendo uma aula de cultura, adorei tudo sobre a Estátua da Liberdade!

bjs

Verónica Frágola disse...

adorei o seu post.. me desculpa, mas faz muito tempo que eu nao falo portugues...
A gente se ve.