quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O planeta agradece!

Minha formação inicial é a biologia. Sempre procurei pensar na sustentabilidade do planeta, desde muito nova, pois ele é a nossa casa! Fico então, muito feliz quando vejo as novas tentativas da moda e do design em preservar o ambiente... e o homem, claro! Dois programas da Globonews, nestes últimos dias, tocaram no assunto:


No Cidades & soluções, a empresa francesa Tudo bom?: do empresário Jérôme Schatzman, que já morou no Brasil, ela trabalha com o conceito do comércio justo – não é ajuda, mas trata-se de oferecer melhores condições de trabalho na cadeia produtiva! Suas roupas são produzidas com algodão do Paraná e feitas por costureiras de Petrópolis/RJ. Segundo ele, a maioria da população francesa já aceita pagar mais por produtos eco-sustentáveis. Todo o conceito da Tudo bom? baseia-se no estilo de vida do Brasil, a começar pelo nome! As lojas que vendem seus produtos são procuradas por pessoas que já adotaram a sustentabilidade como prioridade, assim como por quem busca uma alternativa fashion para a mesmice. É um enorme sucesso por lá! Aqui vão alguns endereços em Paris:

ALTER MUNDI
41 rue du Chemin Vert/75 011 – Tél: 01 40 21 08 91
9 rue de Rivoli/75004 – Tél : 01 44 59 81 66
25 rue Beaurepaire/75010 – Tél : 01 42 00 15 73
KOLAM – 2 rue des Plantes/75014



No Mundo S/A, o destaque foi o luxo sustentável da Osklen e sua preocupação sócio-ambiental. O WWF (World Wildlife Fund/Fundo Mundial para a Natureza) escolheu 7 marcas empenhadas na sustentabilidade e a Osklen foi a única brasileira e única de moda! Para Oskar Metsavaht, seria o novo luxo, com preços mais altos, porém implementando um novo valor!
A nova empreitada de Oskar é a Om.art, inspirada na Fabrica da Benetton – uma empresa multi-disciplinar (formada por designers, fotógrafos, museólogos, artistas plásticos...), com fonte de inspiração e material nacionais, desenvolvendo um novo conceito. Baseado no lifestyle brasileiro, é responsável pela terceirização de produtos e serviços, com fundamentação sócio-ambiental sustentável e chancela Osklen.

Nós não salvaremos tudo que gostaríamos, mas salvaremos muito mais do que se nunca tivéssemos tentado.” Sir Peter Scott (1909-1989), fundador do WWF

Não é o luxo do futuro?


***Ao publicar, percebi uma super coincidência: hoje, é dia do biólogo! Parabéns a todos os meus amigos e colegas de profissão... o planeta realmente agradece!***


Mais links sobre eco-sustentabilidade:

18 comentários:

Unknown disse...

Claudia, como vc disse, o planeta é nossa casa, adorei isso e parece que já estamos dando os primeiros passos né? Tem algumas empresas realmente interessadas em colaborar, na indústria automobilística a Toyota está fazendo um belíssimo trabalho, na filosofia oriental que sigo tbm estamos realizando um magnífico trabalho a esse respeito e na moda a Osklen eu não sabia não e nem a Tudo bom? e a Tudo Bom? trabalha com moda feminina, masculina e infanto juvenil, que maravilha né?
Aproveito para parabenizá-la pelo dia do biólogo, não sabia da data.
Bjobjo

Geórgia disse...

Acho que as pessoas deveriam de colaborara um pouco mais pra preservação do nosso planeta.

Parabéns pelo dia do Biologo.
sei que um dia chego lá ;D


abraços ;*

Lucia Malla disse...

Muito legal a moda sustentável! E parabéns pelo dia do biólogo! :)
Beijos.

Patricia de Camargo disse...

Oi Claudia, realmente precisamos de mais iniciativas como essa. Eu, por aqui, sigo na minha cruzada contra as sacolas de plástico, e acho que todo mundo devia a Wall-e, da Pixar, para ver se entendem de uma vez por todas que estamos nos afogando no nosso próprio lixo!
Beijos

Helena Castro disse...

as iniciativas das empresas são super válidas para propagar essa preocupação que todo mundo tem que ter para salvar o planeta. mas, claro, independente delas todo mundo tem que fazer a sua parte também.

sobre a osklen. que máximo esse sucesso!!!!

beijos

Ana Medeiros disse...

Parabens pelo seu dia Claudia! E viva o planeta!!

Tania Pimenta disse...

Parabéns pelo dia de hoje maninha!
Beijins

Chris disse...

Parabens entao pelo dia do biologo!! hehehe
Olha Claudia, eu acho que eu bem poderia ser biologa, como veterinaria (que e aprofissao do meu pai), mas me formei em fonoaudiologia, nao estou atuando mais porque vim para ca, tbm ja abandonei um curso de artes visuais, mas nao pq nao gostasse, foi pq nao deu... entao eu me empolgo com muita coisa!
De qlq forma amo a natureza e gostaria muito de ter uma casa verde... pena que o custo e ainda muito alto! =/

Viva seu dia!
\o/
Bjks

Bel Sant anna disse...

que maravilha! tem um ano que eu estou me envolvendo com as causas do ambiente...gosto muito de ver marcas como a osklen se envolvendo com isso, temos que cuidar da nossa terra e por que não colocar a moda nesse bolo?
sim, o novo luxo é ser consciente e consumir dessa forma!
bjos

Mariana Batistello disse...

Parabéns Claudia!!

=)

Chez POPI disse...

Vc é um Luxo!
Parabéns pelo seu dia,
Parabéns as pessoas que tem esse tipo de iniciativa,
Adorei saber da Osklen, que também é um luxo!
Bjus
Paula

Sheyla disse...

Claudia,
Parabéns pelo dia do biólogo e gostei muito desse post. Realmente, vc está certíssima "o planeta é nossa casa".
Cada um de nós contribui e o planeta agradece.
E às vezes podemos pensar que o que fazemos é pouco, mas é nesse pouco que reside a grandeza do muito, né?
Bjs.

Kira Aderne disse...

Não há atitude mais fashion do que cuidar do nosso planeta :) E parabéns! Biologia é o máximo!!!

Muitos beijinhoss!!

Silvinha disse...

é realmente importante refletir sobre a sustentabilidade. Parabéns pelo dia do biologo!

e a sua 1a foto é de um lugar do qual eu relamente gostei em Paris! Luxembourg é tão lindo e tranquilo ao mesmo tempo, nem parece estar no meio de uma cidade com tanta gente andando apressadamente!

Beijos

Janeisa Tomás disse...

Oi Claudinha, passei aqui pra ver as novidades.É super importante que tenhamos esta conciência ambiental, porque daqui pra frente temos mais é que zelar pela nossa mãe Terra e se cada um de nós poder fazer a sua parte, estaremos contribuindo positivamente pelo nosso mundo.
Bjs,
Janeisa

Karine disse...

Parabéns!
Ser Ecologicamente Correto tá na moda,viu?

Hauhauahu..

Bjinhus,Cláudia!

ATUALIZEI!

Marisa Pimenta disse...

Realmente temos q cuidar do planeta, já comecei usando as ecobags!!!! Filha nem sabia q era um dos seus dias hoje, mas parabéns pq vc mais do q ninguém sabe o q podemos passar no futuro. Legal q seu dia coincide com o do Adri!!! Mil felicidades p os dois , sempre. Bjks

Ana Helena Miranda disse...

Parabéns pelo Dia do Biólogo Cláudia!!!!