quarta-feira, 6 de maio de 2009

en Voyage... De Paris a Rouen

No lindo caminho que liga Paris a Normandia, o ar vai mudando aos poucos e, de repente, parece que chegamos em uma cidade dos sonhos. Ao visitar Paris, tentem esticar a viagem até a cidade de Rouen. Uma graça! Lá passei alguns dias incríveis, conhecendo toda a parte histórica da cidade, de uma beleza impressionante.

O ponto alto, é claro, foi sua estonteante catedral! No entanto, suas ruas, suas construções históricas, seus cafés, suas lojinhas, criam toda uma atmosfera de volta no tempo, como se tivéssemos viajado em direção ao período das grandes batalhas e cruzadas.

Além disso, foi a cidade onde Joana d’Arc foi queimada na fogueira, um marco na história da França e sua unificação. Ah, e ela está por toda parte – no comércio, podem ser encontrados os inúmeros e variados souvenirs de Joana d’Arc: pratos, canecas, chaveiros... tudo para lembrar essa heroína francesa, agora considerada santa. Portanto, não deixem de visitar a igreja ímpar (parece um barco!) erguida em sua homenagem. No mais, curtam a atmosfera de Rouen, pois vocês ficarão apaixonados! Sem a menor dúvida.

Conheçam então, um pouco de Rouen, nesta “visita guiada”:

A cidade, graças ao seu porto, é um grande centro comercial. Situado a 110 km do mar e de Paris, o porto de Rouen é marítimo e fluvial. Além disso, um centro industrial bastante ativo foi igualmente desenvolvido às margens do rio Sena, que corta a cidade. No século XIX, o tráfego portuário se intensificou e as atividades portuárias se desenvolveram na margem esquerda do Sena. Atualmente, a cidade tem cerca de 100.000 habitantes, sendo a capital da Alta Normandia (Haute-Normandie), criada em 1964.


*A Catedral de RouenCathédrale Notre-Dame de Rouen – é um monumento complexo, no qual pode ser vista toda a evolução do estilo gótico (séculos XII-XVI). Da catedral romana, sua origem, somente restou a cripta. O restante foi sendo construído, com o passar do tempo, até o século XVI. O conjunto é sólido e harmonioso. Suas dimensões são impressionantes: 137 metros de comprimento, 24 de largura, dos quais 11 pertencem à nave central, cujo teto se eleva a 28 metros! A Catedral se impõe, majestosa ao olhar, desde o início, no centro da cidade, onde, depois de séculos, ainda permanece como seu coração e sua alma.


Não foi por acaso que Monet a escolheu para sua série magnífica de quadros (as fotos são dos quadros expostos no Musée d’Orsay, Paris), na qual a fachada principal (ocidental) da catedral é pintada em diferentes momentos do dia, sob variadas incidências da luz do sol, proporcionando um panorama espetacular do verdadeiro sentido do Impressionismo: a impressão do sol sobre o mundo.


*A Abadia de Saint-OuenAbbaye de Saint-Ouen – também é resultado de muitos séculos: a primeira igreja construída no local era uma basílica merovíngea, no ano de 684. No entanto, apesar dos dois séculos de construção da igreja atual, ela pode ser considerada uma obra do século XIV. O edifício é imenso: 137 metros de comprimento, 26 de largura e 33 de altura. Suas oitenta (!) janelas possuem maravilhosos vitrais que contam a evolução da arte do vitral, da metade do século XIV ao início do século XVI, cuja colocação seguiu o curso da construção da própria igreja. Rouen é, hoje, uma das primeiras cidades da França pela quantidade, diversidade e qualidade dos vitrais conservados em suas igrejas, datados dos séculos XIII ao XVI.


*Muitos itinerários diferentes levam ao mesmo local: a rua do Grande Relógiorue du Gros-Horloge –, que liga as praças da Catedral e do Velho Mercado (Place du Vieux-Marché). Seu nome deve-se ao grande relógio público, construído entre 1527 e 1529. Um sistema elétrico assegura o funcionamento do relógio, desde 1928, mas o antigo mecanismo ainda existe.


*O Palácio da JustiçaPalais de Justice – é um soberbo edifício, construído no início do século XVI, para abrigar o parlamento da Normandia. Em 1976, foram encontrados vestígios de uma construção romana do início do século XII, cujas inscrições atestam que pertenceu à comunidade judaica de Rouen, os mais antigos já descobertos na França.


*A Praça do Velho MercadoPlace du Vieux-Marché – foi completamente transformada no Segundo Império, sendo restaurada em 1979, quando foi construída uma igreja em homenagem a Joana d’Arc – Eglise Sainte-Jeanne-d’Arc –, um memorial e um mercado coberto. Também pode ser vista uma cruz em alumínio, que marca o local da fogueira onde Joana d’Arc foi queimada. A igreja abriga os magníficos vitrais do altar da Igreja Saint-Vicent, destruída em 1944, pelos bombardeios da guerra.


*Outro local de interesse é o Jardin des Plantes, o Jardim Botânico de Rouen, um local muito aprazível para passear e entrar em contato com a natureza.


*Também vale visitar uma construção contemporânea, na margem esquerda, chamada Zénith: é um grande estádio e palco de espetáculos. Bem bacana e um contraste incrível com a “histórica” Rouen!



Bon voyage!

Fontes de consulta:
Decaens, H. e Bérenger, P. Rouen. Rennes: Editions Ouest-France, 1996.
Carment-Lanfry, A.-M. La Cathédrale Notre-Dame de Rouen – une visite guidée. Rouen: TAG Impressions, 1977.
***

17 comentários:

Lia disse...

"Viajei" só de olhar estas fotos maravilhosas..que lugares lindos!

Joaninha Bacana disse...

Rouen é uma graça mesmo, Cláudia! A minha atracao predileta é o Gros-Horloge :o)
Um outro lugar legal em Rouen é a ruazinha Chemin d'Eaux. É bem charmosa, com um canalzinho de água passando pela calçada, e com vários bistrots e cafés charmosos. Ótima dica para jantar à noite, principalmente no verao, e longe de todo o burburinho e agitacao das áreas mais turísticas :o)
E, no caminho de volta para Paris, uma visita por Giverny (jardins do Claude Monet) também vale uma paradinha :o)
Bisous! Angie

Cacá disse...

Que delícia reviver meus dias em Rouen através do seu post.
Adorei, Claudinha! :)
Estive em Rouen em 2005.
Ahh, a Normandia...
Vc foi à Caen tb? Foi lá que comi o melhor Fondue de Queijo da minha vida!
Beijocas!

Anônimo disse...

Adoro seus posts sobre viagens! MInha paixao, e eh sempre uma delicia ver os lugares por onde passamos pelos olhos de outras pessoas...
Essa cidadezinha eu nao conhecia! Entrou pra lista!
Bjs
Dri - Londres

Sandra Matano disse...

own Claudinha que legal....puxa vida até que enfim encontrei alguém que conhece Rouen...eu adoro
Rouen...eu tenho uma amigona do coração que mora lá e quando vou pra lá fico hospedada na casa dela...foi muito bom ver todas as suas fotos e a sua alegria em estar lá...me deu saudade.....
bjo

Lúcia disse...

Bom dia, CLaudia! Quanta história! E fotos fantásticas! Viajei...
Bjins

Silvinha disse...

Um guia bem legal para conhecer a cidade!!!

Bisous

Chris disse...

Oi Claudia, eu sempre ouvi falar super bem de Roeun! Que realmente e uma cidade linda e encantadora, e vc so me fez confirmar nessa gostosa viajem. O lugar e mesmo conhecido pela Joana d’Arc e dizem que casa de Monet e incrivel, assim como o jardim. Adoro esses lugarzinhos, sempre possuem grandes belezas!

bju bju

Anônimo disse...

Oi Claudinha querida, a arquitetura é luxuosa, hein? Ainda vou pra Paris! Achei linda a Praça do Velho Mercado... e esse SPFW? É a sua cara, querida! Bjs

Patricia de Camargo disse...

Dica muito legal, vou postar enlace lá no twitter! Eu não conheço a cidade e fiquei com água na boca!

Moda Trash disse...

Adoro Monet pois foi um dos primeiros pintores q estudei no colégio. Aliás, seu tipo de pintura, me influenciou.
Como sou eu q faço a minha unha, digo que parece uma pintura impressionista. De longe a perfeição, de perto, só se enxerga os borrões.
Ai, preciso ter um souvenir da Joana d'arc. Gosto dela.
bjokassssssss

Eneida Freire disse...

Que delícia ler e ver o post!
Li a biografia de Joana D'Arc, e parece que revivi a história!
Adorei viajar por aqui!
Beijo!

Guta Lepste disse...

Lindissimas as fotos !!!!! bjokas

Kerou disse...

ai que fotos mais lindas claudinha!!
delicia "viajar com vc" hehe


beijokas**

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Não fui a Rouen... chuif! Mas depois desse tour guiado... já anotei na minha próxima "esticada" a Paris! Bjs!

Carolina Lange disse...

Quantas fotos lindas!

Andrea Guim disse...

Uau! Uau! Uaaaauuuuu!!!!
Bjs!