Viajar é entrar em contato com a vida, os costumes, as paisagens, as línguas de outros povos. E também, uma forma de conhecer suas vestimentas. Sempre que visito um museu da indumentária (como o Victoria and Albert mostrado aqui e aqui), procuro visualizar aquelas roupas vestidas nas pessoas. É um relato muito especial e inequívoco da maneira de ser e estar no mundo, no tempo e na história daqueles homens e mulheres que usaram tais roupas. No entanto, também é possível entrar em contato com tais vestimentas, em museus que não são particularmente dedicados à indumentária ou à moda.
Um destes museus é o Musée du Quai Branly, localizado bem próximo da Tour Eiffel, em Paris (reparem na foto tirada da torre, na qual é possível ver todo o prédio do museu, e também nos lindos volumes da fachada). Ali, é possível conhecer algumas peças emblemáticas, como a saia de 1000 pregas. Vejam só:
Um outro exemplo é o British Museum, em Londres. Nestas fotos, estão expostos alguns highlights da coleção do museu, em uma sala especialmente preparada para isto:
Um destes museus é o Musée du Quai Branly, localizado bem próximo da Tour Eiffel, em Paris (reparem na foto tirada da torre, na qual é possível ver todo o prédio do museu, e também nos lindos volumes da fachada). Ali, é possível conhecer algumas peças emblemáticas, como a saia de 1000 pregas. Vejam só:
Um outro exemplo é o British Museum, em Londres. Nestas fotos, estão expostos alguns highlights da coleção do museu, em uma sala especialmente preparada para isto:
Não é uma verdadeira viagem pelo vestir de outras civilizações?
16 comentários:
Que sonho Claudia! Que beleza de cada peca, em seus detalhes e na magia de pensar sobre os povos que vestem. E cada vestimenta com sua historia. Tbm acho magnifico, e uma verdadeira viajem. Queria eu ao menos um dia experimentar vestir uma coisa dessas.
bju bju
Realmente é muito bom conhecer novas culturas nos museus mas sempre fico com uma dor no peito de saber/imaginar que muito do que é exibido foi um dia roubado. Não é para generalizar nem entrar no debate, mas é infelizmente verdade.
Beijo meu ♥,
A Elite
Amei ter conhecido o British Museum, em especial. Adorei as fotos!
Beijo!
Oi Claudia,
É encantador! Olhar para uma vestimenta e querer imaginar a história, o lugar, costumes...
O Musée Branly é lindo - esperava ver mais peças do Brasil.Fiquei impressionada com os acabamentos e iluminação - Ah! a arquitetura...é linda.
beijos
Chris
essas suas viagens são incríveis!!!!
claudia, sobre o encontro, ficou assim:
DATA: 13 de dezembro, sábado
HORÁRIO: 11 horas
LOCAL: Cafeína do Leblon
ENDEREÇO: Rua Ataulfo de Paiva, 1321 - Leblon
conto com vc! depois passa lá no meu blog para confirmar.
beijos
Olá Claudia!
Adorei sua visita em meu novíssimo blog.
Vamos trocar bastante experiências...será muito bom...
Adorei as fotos e todo conteúdo de seu blog.Parabéns!
Beijos.
Ahhhhhhhh... me diga se o mais gostoso de viajar não é justamente isso? ^^
;*
Viajar é uma porta maravilhosa, sempre aberta ao conhecimento. Acho fantástico a possibilidade de entender o estilo de vida de uma época por meio da vestimenta das pessoas e da decoração das casas e palácios.
bj
É uma delícia ir para outros paises através do seu Blog!
Beijocas,
Adoro isso!
Justamente o que gosto em viagens é ver como as pessoas se vestem, como conversam, como se expressam!!!
Através da vestimenta absorvemos muito da cultura de um povo!
É muito bom isso! Adorei observar as fotos!
Beijo.
Nossa, que maravilha! Impressionante mesmo! Amei as fotos!
Bjs
Oi Claudia.
Acabei de ler seu post sobre as suas Aulas de Ballet....
é maravilhoso.
Eu fiz ballet por 7 anos...Adorava. Infelizmente tive que parar porque a Professora de ballet foi embora e nao tinha otras escolas de ballet na minha cidade....parei quando tinha 12 anos, por isso nunca provei as sapatilhas "pontas" ( nossa professora pedi pra esperar até os 12 anos, que o "coluna vertebra" ta mais firme).
E enfim, por isso nunca fiz ballet com pontas so com as "demi-pointes".
Fica um grande sonho meu, fazer aulas de ballet de novo e praticar com as pontas. mas sempre achei que eu tava "velha" demais pra começar todo de novo....Meu corpo nao é tao flexivel como o que tinha a meus 10 anos, hehehe...
Vç é um bom exemplo que nao tem fronteira ( nem idade) pra praticar arte, mesmo que seja ballet ( e nos sabemos, que nao é molé nao).
grande abraço da sua fiel blogueira françesa. Bailarina na alma.
Lindas fotos Claudinha, adorei!
Bom encontro pra vcs no sábado, adoraria ir tbm, quem sabe no próximo, queria muito te conhecer pessoalmente tbm.
Bjobjo
oi claudia,
e tem gente que ainda não visita museu quando viaja... é o que mais eu faço. adoro! esse de paris eu não conheço, o british eu fui, é incrível.
a gente se vô no encontro no sábado?
bjsss
ah! vou te linkar no meu blog.
cy
É sim Claudinha, é fantástico!
Eu sempre fico me imaginadndo vestida com essas roupas também. Lembro que fui a uma exposição, aqui na Pinacoteca, e lá estava muitas vestimentas dos japonesas, achei lindas!!!
Como sempre, você trazendo muita coisa boa pra gente né??
Beijocas e saudades...
Nossa, que delícia esse museu!
Mil beijos cláudia!
Postar um comentário