sábado, 17 de maio de 2008

in Styling... O que é uma imagem de moda?

Mais do que um filme, “O Baile”, de Ettote Scola, é um retrato da França do século XX, composto por imagens que descrevem o tempo histórico – a cada detalhe, um elemento da colcha de retalhos que representa o passar dos anos, no âmago e no olhar da sociedade francesa. Para mim, a cena mais interessante é quando uma das personagens vai ao banheiro “retocar” o risco da meia. O risco na perna para simular a costura da meia de seda é uma produção de uma “imagem de moda”, emblemática e bastante contundente, repleta de signos da mais completa e real escassez de recursos imposta pela II Guerra Mundial.


De todas as personagens do filme, vestidas a caráter nas respectivas décadas, a mulher que corre ao banheiro para “retocar as meias”, mostra o que é a moda daquele momento histórico. Falta tudo e o mercado negro fervilha, mas ela não abre mão “daquelas meias”, daquela ilusão (?). A passagem do tempo é vista em todos os figurinos, mas ali é a ausência que marca o seu lugar! É uma verdadeira representação do que é possível ser feito a partir do “nada”. Afinal, não há meias, porém elas são vistas nas pernas daquela mulher! Por quê?
A necessidade do objeto “meia” não está em questão. Na ausência do objeto, acha-se uma saída para essa falta, mesmo que não seja colocando outro objeto da mesma ordem (meias de nylon, por exemplo, no lugar das meias de seda), e sim, uma representação imagética do objeto primeiro. Parece o extremo da substituição, certo?
Nesse caso, entretanto, não há substituição pura e simples. Vê-se, literalmente, a apropriação de um aspecto visual do objeto para representar o objeto em si. E isso tenta contemplar o olhar do outro, pois, em casa, as mulheres usavam meias de lã, no frio, ou ficavam de pernas desnudas, no calor. A meia adiciona algum tipo de valor à imagem daquela mulher, que, mesmo desprovida do objeto, consegue representá-lo por apropriação de um símbolo do próprio objeto – a risca traseira.
E cabe então perguntar: o que é uma “imagem de moda”? Ali, há moda sim, pois, mesmo que o objeto “meia” não esteja presente, concretamente, ele o está de forma metonímica – é a parte pelo todo! Dá um novo sentido/significado ao valor do objeto em si: a meia não está lá, mas algo está, no seu lugar! Faz parte da vestimenta, mas, sobretudo, do comportamento da época. Aquela imagem, das meias de seda com costura traseira, é a representação de uma mulher que ela quer ser, que quer mostrar ao outro. Aquele traço não é somente para ela; ela precisa ser vista com ele.
Ao não prescindir daquela imagem de moda, a mulher daquele contexto histórico de privações, em todos os níveis, mostra que há sentido naquele risco escuro! Ele irá sinalizar, sempre ao outro, ao observador, que ela usa meias de seda, mesmo que as meias em si não estejam presentes no real. Incrível, não?


***pePPer in Styling: nesta seção (aqui), vocês encontram os posts já publicados no blog e relacionados à consultoria de imagem e estilo, podendo pesquisar assuntos e dicas, assim como elaborar dúvidas a partir dos temas abordados... e deixar a sua pergunta! Sejam bem-vindas(os)!***

Nenhum comentário: