segunda-feira, 19 de maio de 2008

in Expo... Os sapatos e a moda

Aconteceu, no Plaza Shopping Niterói, a interessante exposição A moda aos seus pés – 100 modelos de sapatos que contam a história do século XX, com sapatos do acervo particular da fotógrafa Linda Conde. Registrei em fotos a montagem das vitrines e dos painéis para dividir com vocês. Vistam seus sapatos mais confortáveis (e poderosos, claro) e vamos lá!


A exposição era elaborada de forma cronológica e os painéis contavam a história do sapato, este acessório tão irresistível!, do início do século XX até a virada dos anos 2000, sendo cada um deles sobre uma década. Já as vitrines revelavam sapatos representativos dessas mesmas décadas. Muito elucidativa e didática, esta divisão temporal da evolução do sapato mostrava um pouco da história do homem e da sociedade em que ele encontrava-se inserido. Dos calçados gregos e romanos até os sapatos das grifes de luxo contemporâneas, havia exemplares representando a evolução deste acessório, criado primeiro por necessidade e agora, também como ornamento e objeto de desejo.


O que esperar do futuro? Não há como prever, mas parece que não abriremos mão do nosso prazer em comprar sapatos... e que eles sejam cada dia mais lindos!



***Mais sapatos:
O sensacional V&A
A prima ballerina de Ferragamo
Roger Vivier e a famosa fivela
BB e a Repetto
Até a rainha?
***

7 comentários:

Adriana Ximenes disse...

Adorei a matéria!
Muito interessante...pena que não soube desta exposição...Eu amo sapatos!!!

Beijos,
Adriana.

Bel Sant anna disse...

amo sapatos. apesar de me achar um tanto contida, acho que no fim da minha vida serei praticamente uma imelda marcus!

Kira Aderne disse...

Feliz Natal!!!


amo sapatos e que legal conferir novamente esta linda matéria!

Mil beijos querida!!

Moda Trash disse...

q louCÚra! sapato é tdo na vida, hein???? pelo menos na minha. e quanto mais berrante, mais fico louca. sonho de comprar aqueles plataformas da Vivienne Westwwod!
lindos! imagino q deve ter ficado doida com este acervo! q sorte da Linda Conde. Ela é parente da Eliza?????
bjokasssssss

Lúcia disse...

Oi, Claudia! A primeira postagem sua que li também era sobre sapatos. Eles me fascinam. Te desejo um ótimo final de ano e um 2009 melhor ainda!
Bjs

Anônimo disse...

Sou uma compulsiva assumida por sapatos, e a matéria está excelente, resume bem este meu fascínio. Bjs.
Janeisa

Chris disse...

Sapato e a paixao de toda a mulher ne? Eu nao sou diferente!! Amo tbm!! E essa exposicao deve ter sido tudo mesmo!Que mulher nao gosta? e vc como consultora de moda nao poderia faltar! E muito menos deixar de postar para a gente!=D

bju bju