quarta-feira, 28 de maio de 2008

in History... A marca Granado


O passado está de volta! Será que estamos saudosistas? Por que empresas tradicionais em vias de modernização estrutural e tecnológica, em pleno século XXI, vêem-se às voltas com seus próprios passados? Parece um paradoxo, não é?
Muito se fala em um certo perfume vintage, que traria no seu bojo a essência da história de um produto, uma marca ou mesmo uma empresa. Como se esta essência fosse capaz de, unindo passado e presente, atualizar o desejo dos consumidores. Muitas marcas tradicionais estão seguindo nesta direção, procurando descobrir o que é único em suas histórias, que serviria como uma identificação e um diferencial. Identificação, à medida que os consumidores seriam capazes de (re)conhecer os produtos e suas qualidades, inclusive a tradição propriamente dita. E diferencial, pois permitiria mostrar aos consumidores que sua escolha traz embutida algo singular, dentro de um amplo universo de marcas e produtos.
Datada do fim do século XIX, a Granadoaquela do polvilho antisséptico! – começou no Rio de Janeiro, na rua 1º. de março, 14, fundada por um português, José Antonio Granado, que veio para o Brasil ainda adolescente. Depois de dez anos, em terras brasileiras, ele adquiriu uma farmácia, que veio a se tornar um grande sucesso, até na côrte de D. Pedro II, fazendo concorrência com os produtos importados de higiene pessoal.
Até 1994, a Granado era uma empresa familiar. Como o neto do fundador não possuía herdeiros, decidiu vendê-la. Contratou então, um consultor especialista em fusões e aquisições, o inglês Cristopher Freeman, que, por R$8 milhões, adquiriu a Granado. Para começar, implementou mudanças importantes: investimentos e modernização, em fábricas e informática, aprimoramento dos produtos e da logística, aumentando assim, a eficiência e o faturamento da empresa.
No entanto, a maior surpresa vem agora – para inovar, conquistando novos consumidores e mercados, a Granado apostou no seu passado! Deixou suas embalagens “modernas” e retornou às embalagens “tradicionais”, que remetem à sua tradição e à sua qualidade, reforçando a identidade visual da marca. Foi um enorme sucesso! Entre os 150 produtos, destaca-se o polvilho antisséptico, criado em 1903, que agora ganha novos perfumes e formatos.
Há quatro anos, outra aposta de peso: seguindo a tendência das aquisições e parcerias, a Granado comprou a também tradicional Phebo, cujo sabonete de mesmo nome é a estrela. O perfume do sabonete voltou à fórmula original – o odor de rosas, disparando as suas vendas.
Outra ação de destaque da Granado foi a parceria entre a Phebo e a estilista brasileira Isabela Capeto, lançando um perfume que é sucesso internacional absoluto, cujo frasco foi premiado em um concurso mundial de embalagens. E já está chegando em sua segunda versão, agora, ao invés do vermelho, em branco. A linha Pink também é um estrondoso sucesso, fazendo a cabeça de mulheres descoladas e antenadas, usuárias dos melhores produtos internacionais. Além de charmosa, a linha é de excelente qualidade!
Mais um ponto importante para a Granado é o investimento na decoração de suas lojas, que remetem à tradição, ao passado, onde podem ser encontrados todos os produtos da marca.
Resumindo, a Granado parece ter encontrado a fórmula do sucesso – calcada em seus 185 anos de trajetória, pôde vislumbrar um futuro com ares nostálgicos, sim, mas completamente modernizado e atualizado. Do antigo em direção ao novo!

Fonte de consulta: Mundo S/A Globonews 19 de maio de 2008

***Conheçam a linha Pink aqui!***

***pePPer en Beauté:
nesta seção, vocês encontram os posts já publicados no blog e relacionados à beleza – visagismo, dicas, produtos, endereços, lojas e compras! Sejam bem-vindas(os)!***

22 comentários:

Anônimo disse...

Claudia, como vai?

Volta e meio passo por aqui p/ ler as últimas...
A Granado é mesmo antiga e acho interessante manter a tradição com pinceladas modernas como a linha Isabela Capeto. A mudança também trouxe, anteriormente, a linha Margareth Mee em homenagem a ambientalista e ilustradora britânica que dedicou sua vida à documentação e à defesa da biodiversidade da flora brasileira e a conservação de seus ecossistemas. A linha tem o perfume das orquídeas da Amazônia, chic, né! A fragrância é ótima e as embalagens lindas. Já levei de presente p/ amigos franceses que gostaram muito da dobradinha M Mee x Orquídeas da Amazônia.
Bjo
Bia.

Claudia Pimenta disse...

oi bia!
que bom que você sempre volta!
eu, por sinal, adoro tudo que é da Margareth Mee, quem sabe pela formação de bióloga...
boa lembrança!
até a próxima!

Luciana disse...

Claudia, legal sua idéia de posts de férias! Bom, passei para parabenizá-la pelos blogs que são um sucesso e para desejar que 2009 seja um super ano, repleto de boas surpresas!!! Bjs

Eneida Freire disse...

Realmente é de se admirar, e seus produtos têm qualidade realmente!
Beijo!

Kerou disse...

claudia querida!1 estava viajando por isso a alguns dias nao passo por aqui...
adoro as marcas que ainda utilizam as embalagens antigas (fiquei mega triste qndo o fermento royal nao era mais de latinha=/) mas confesso que muitas vezes é necessario uma pincelada de moderno para a marca e produto continuar fazendo sucesso! e a granado é uma dessas empresas neh?

beijokas

Kerou disse...

claudia querida!1 estava viajando por isso a alguns dias nao passo por aqui...
adoro as marcas que ainda utilizam as embalagens antigas (fiquei mega triste qndo o fermento royal nao era mais de latinha=/) mas confesso que muitas vezes é necessario uma pincelada de moderno para a marca e produto continuar fazendo sucesso! e a granado é uma dessas empresas neh?

beijokas

Unknown disse...

Oiiii Claudinha, Granado me lembra tanto meus pais, ai que saudade...
Vim desejar-lhe um Feliz 2009 e que todos os seus projetos se realizem. Adorei conhecê-la esse ano, assim como sua mamis e a Tania.
Aprecio muito sua força de vontade e o carinho com que nos trata.
Bjobjo e Feliz 2009;)

Joaninha Bacana disse...

Oi Cláudia,
Adorei suas resolucoes de Ano Novo: que elas se realizem, e que 2009 seja um ano maravilhoso pra voce e sua familia!!!
Bi petó (porque eu ainda tô com catalao na cabeca, hahaha),
Angie

Lúcia disse...

Que foto linda! Quem não conhece a Granado, não é mesmo!? Excelente postagem.
Gostei das suas resoluções.
Que 2009 venha cheio de alegria!
Bjão!

Helena Castro disse...

claudia, desejo que todos os seus sonhos se tornem possíveis em 2009!!!! : ) : ) : )

beijo, com muito carinho, helena

Paula disse...

Também tenho de fazer a minha listinha de resoluções para o ano de 2009!
Gostei muito das tuas resoluções! E que todas se tornem realidade, amiga! Bom ano de 2009!!!
:)
Bjs!

Bel Sant anna disse...

adoro listinhas de resolução...a minha é um pouco maior...
eu desejo pra vc claudia, um excelente ano novo mesmo!muito amor, felicidades e paris!!rsrsrsrs!
beijos!

Valéria Martins disse...

Querida Claudia, obrigada pelos votos, tudo de bom pra você, um 2009 cheio de posts e comentários para nós duas, hahaha! Beijocas, boas férias, até!!!

Eneida Freire disse...

Também acredito que a vida esteja em sintonia com nossos desejos!
Costumo dizer que devemos ter cuidado com o que queremos, pois conseguiremos.
Devemos estar certos de que o que queremos será bom para nós.
E aí, o universo conspira a nosso favor!
Sucesso em 2009!!!
Beijo!

Karine disse...

maravilhoso.

^^

Um beijinho Cláudia.

Atualizei.
:*
Feliz 2009!

Kira Aderne disse...

Nunca fui lá, mas sei que é encantador :)

Mil beijos e feliz ano novo!!

Bia disse...

Ah adorei!
Adorei o que vc escreveu depois também!
Vc escreve muito bem, tomara que vc consiga escrever seu livro, uma leitora vc já tem garantida!

Bia disse...

Cláudia, eu posso selecionar uma lista de links do seu blog e divulgar no meu?
Tem dicas ótimas de viagem que queria compartilhar c minhas leitoras, principalmente as q vão comigo p Bélgica q as vezes n conhcem seu blog ainda.
Beijoos

Chez POPI disse...

Amadaaaaaaaaaaaaaa!!!
Muita luz, muito amor muito sucesso!!!!!
Apesar de ter saido das top comentaristas, continuo sendo uma super fã desse blog maravilhoso que é feito com todo carinho por vc de presente pra gente.
Amei te conhecer, e ano que vem vamos continuar brilhamdo juntas nesse universo dos blogs!!!

Bjus imensos, super mega hiper do coração
Da Paula

Anônimo disse...

Oi Claudinha estou meio ausente da net por já estar de férias com a família, mas não pude deixar de vir aqui e te desejar um ótimo 2009 com muitas surpresas boas. Espero poder compartilhar muita coisa com vc. neste novo ano.
Bjs.
Janeisa

Onilda e Maria Isabel disse...

Olá Cláudia!!!!

Tudo bem?? Adoramos seu blog e temos um mimo pra vc no nosso blog... espero que goste!!!!

FELIZ ANO NOVO PRA VOCÊ... TUDO DE BOM PRA VC NESTE ANO QUE SE APROXIMA!!!

Bjinhuss

Chris disse...

Claudia desejo que todas as suas resolucoes se realizem em 2009 com muita paz, amor, saude e alegria! Tenho certeza que tudo sera muito abencoado, assim como vc!
Agradeco a 2008 por ter trazido amigos tao reais como vc!
FELIZ ANO NOVO!

bju bju Chris