segunda-feira, 16 de junho de 2008

in Home... Outras linhas de inspiração...

Falando um pouco mais em inspiração artística... Quando criança, morei na capital federal. Ainda lembro, talvez por já ser uma apaixonada por arte e arquitetura, da impressão que aquelas linhas causavam. Descer de avião (pequeno) em Brasília é uma experiência e tanto – o plano piloto se descortina como um desenho feito do espaço, deixando a sensação de que o movimento da cidade deve acompanhar a sua própria aerodinâmica!
É impossível passear por lá e não ser brindado com linhas, formas, volumes impressionantes – parece que estamos sempre descobrindo novos ângulos e visões inesperadas, em uma sucessão de verdadeiras impressões estéticas!




Além disso, em Niterói – RJ, há uma outra obra emblemática do Oscar Niemeyer: o incrível Museu de Arte Contemporânea (o MAC, como é conhecido... aqui), flutuando sobre o mar. Observar o horizonte, embaixo do museu, pode nos levar à dimensão do infinito – como se água e céu se encontrassem, sem cerimônia, ali, sob os nossos olhos.
Muito já se falou do centenário de vida deste arquiteto moderno (e como!!!) do nosso país, mas não me parece possível descrever sua obra – precisamos estar diante de cada uma das suas criações para ter noção do que se trata. Quando cursava arquitetura, ficava maravilhada em finalmente compreender que aquilo não era somente técnica; havia algo intangível perpassando todas aquelas linhas, pois, no papel, com lápis, compasso e régua T, não era possível reproduzir o efeito visual daquelas formas e daqueles volumes.
Na moda, formas e volumes estão em alta, certo? Por que então, não visitar o maior acervo de inspiração disponível do país? Boa viagem!